EU 2020: plataforma teve mais de 500 mil visualizações; participação da comunidade e alcance da divulgação são destaques

A plataforma geral dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, registrou 582.511 visualizações em suas páginas, contadas do início do evento, no dia 10 de março, até as 23h59min da última quarta-feira (17). No total, foram registrados 17.127 visitantes distintos (um mesmo visitante pode visitar as páginas da plataforma várias vezes). Os números dão uma ideia de toda a mobilização gerada pelos EU, que são o maior evento de divulgação científica do Estado, e que pelo segundo ano seguido ocorreu em formato totalmente on-line, devido à pandemia de covid-19.

Também foram registrados mais de 27 mil comentários da comunidade acadêmica na plataforma, entre autores, avaliadores e orientadores dos mais de 5 mil trabalhos apresentados por meio de pôsteres, apresentações orais, sessões temáticas e apresentações artísticas. Houve mais de 90 atividades abertas ao público, como oficinas, minicursos, palestras, shows musicais, entre outras. A abertura e as três palestras principais do evento tiveram ao todo 9,7 mil visualizações. Os dados são da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Imagem: Reprodução da tela de apresentação de uma das palestras principais dos Encontros Universitários 2020; há quatro pessoas em janelas à esquerda da imagem, e um slide no centro da tela (Imagem: Reprodução/CCM)

DINAMISMO, INOVAÇÃO E CONEXÃO ‒ Esta edição dos EU foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e teve como principais novidades a unificação do cronograma e da plataforma do evento, promovendo mais integração e facilitando o acesso de estudantes, orientadores e avaliadores.

Para a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, o sucesso dos Encontros se deve sobretudo ao empenho de toda a comunidade acadêmica, que fez valer na prática o lema "dinamismo, inovação e conexão" a fim de superar o contexto adverso da pandemia. Além dos milhares de trabalhos apresentados, ela salienta a qualidade das atividades abertas ao público em geral, como apresentações artísticas, palestras e debates.

"Tivemos uma farta programação paralela, com temas de forte interesse social, fundamentais para entender o contexto desafiador atual do País e do mundo", pontua Daher, agradecendo a todos que participaram do evento e acrescentado que os EU fazem parte de "uma luta por uma universidade que se abra para a sociedade que nela investe".

AMPLA DIVULGAÇÃO ‒ No Portal da UFC, foram publicadas, pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), um total de 16 notícias sobre os Encontros, desde novembro de 2020 ‒ quando houve a divulgação das datas de realização e dos prazos para envio de resumos ‒, até a última sexta-feira (12), com a cobertura do encerramento do evento.

Uma das notícias mais acessadas do Portal da UFC no mês de março, até o momento, é a divulgação da palestra de abertura dos EU 2020, com mais de 6 mil visualizações de página. A palestra on-line foi ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, e teve grande público, com quase mil espectadores simultâneos no canal dos EU 2020 no Youtube.

Imagem: Reprodução de tela da apresentação de um trabalho dos Encontros Universitários 2020; há várias pessoas em diferentes espaços da tela (Imagem: Reprodução/CCM)

Nos perfis da Universidade nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook) foram mais de 40 postagens sobre os Encontros Universitários 2020 (de dezembro de 2020 até a última sexta-feira, 12). Isso inclui a divulgação de prazos, as chamadas para a programação, a cobertura dos principais destaques de cada dia de atividades e as orientações voltadas principalmente para os alunos participantes.

No Instagram, cada postagem sobre os EU teve um alcance médio de 13,1 mil pessoas. Destaque também para o forte engajamento dos usuários: no total, foram quase 15 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) nas publicações sobre os EU. A postagem que trouxe perguntas e respostas sobre os certificados de participação, por exemplo, alcançou mais de 20 mil pessoas e teve o maior engajamento, com 1.652 interações. No Facebook, cada postagem sobre os Encontros alcançou em média 1,9 mil pessoas, com 1.345 interações no total.

Além disso, é válido salientar que a equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) orientou e tirou dúvidas de centenas de estudantes que enviaram mensagens diretas para os perfis da UFC nas referidas mídias sociais.

"A comunicação permitiu aos Encontros Universitários explorar todo o potencial do modelo digital. Se antes o evento era restrito ao Campus do Pici, hoje ele quebrou barreiras e expandiu suas fronteiras. Levar público a cada um dos inúmeros eventos nos três dias de programação foi a missão, muito bem realizada, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing", avalia a titular do setor, Profª Cláudia Buhamra.

CAPACIDADE ‒ O reitor Cândido Albuquerque diz que os EU 2020 "são a comprovação e a demonstração da capacidade da comunidade universitária", que superou as dificuldades e desafios colocados pela pandemia, conseguindo realizar um evento de sucesso.

"Os Encontros Universitários são a expressão externa maior da nossa Universidade. Durante o evento, a comunidade se faz conhecer. Antes ficávamos limitados às nossas fronteiras, mas a realização do evento virtual permitiu que o mundo participasse dos Encontros", disse o reitor, reforçando que, após a pandemia, os EU seguirão tendo uma extensão virtual, juntamente com a realização presencial.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.