Curso de Teatro promove XXII Mostra Travessias da Cena em plataformas digitais até 17 de abril

Com uma programação de 22 experimentos artísticos criados por estudantes de diferentes semestres, além de rodas de conversa com artistas convidados e sarau, tem início nesta segunda-feira (12) a XXII Mostra do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará ‒ Travessias da Cena, com a edição denominada "Conexão poéticas cênicas". Em decorrência da pandemia de covid-19, a mostra ocorrerá de forma remota, em plataformas digitais, sempre às 15h. O evento prossegue até sábado (17).

Imagem: A Mostra terá 22 experimentos artísticos criados por estudantes de diferentes semestres, além de rodas de conversa com artistas convidados e sarau (Imagem: Divulgação)

A roda de conversa que abrirá a mostra nesta segunda-feira (12), às 15h, tem como tema "Conexão poéticas cênicas: processos de criação no contexto remoto" e contará com a participação de três artistas convidados: Andreia Pires (CE), Felipe Oládélè (MG) e Levi Debandada (CE).

O público em geral pode acompanhar toda a programação, gratuita, pelo canal do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC no YouTube; em sala de videochamada para uma das performances (em link a ser disponibilizado); e, uma novidade neste ano, também pelo Ecos do Teatro, canal de podcast do curso no Spotify .

"Nossos estudantes vivenciaram aquilo que professores de teatro nas escolas públicas e particulares e artistas da cena estão enfrentando no momento: criar, ensinar e produzir trocas significativas apesar do pesadelo coletivo em que o País está mergulhado. Para além das aprendizagens envolvidas, acredito que a criação artística é um modo de fazer pulsar vida, utopias, alimentar os imaginários e alargar horizontes em meio a tanto luto, apreensão e indignação", comenta o coordenador-geral do evento, Prof. Francis Wilker.

A inovação de integrar podcasts à mostra trará experimentos sonoros criados nas disciplinas Voz e Educação e Pesquisa de Voz para a Cena, sob orientação da Profª Juliana Rangel. Ela afirma que, "neste contexto de isolamento social, nos lançamos no desafio de criar, de pensar em possíveis pedagogias da voz no ambiente da rede no percurso da voz-corpo, os sons do mundo, cotidianos e inventados a partir dos ecos de uma memória, singularmente, sonora".

PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO  Para a coordenadora do curso, Profª Tharyn Stazak, a realização da mostra "é um momento indispensável de troca e avaliação dos resultados dos processos de pesquisa e experimentação realizados nas disciplinas que a compõem. Ela permite o contato com a prática teatral, tanto através de experiências de criação quanto de apreciação, em que são compartilhados procedimentos poéticos, técnicos, pedagógicos, entre outros. É um espaço muito rico para a formação artístico-profissional".

Os experimentos cênicos sonoros e audiovisuais correspondem ao resultado final das seguintes disciplinas: Práticas de Encenação (com orientação dos professores Tiago Fortes e Francis Wilker); Voz e Educação e Pesquisa de Voz para Cena (com orientação da Profª Juliana Rangel); Ator-Espaço (com orientação do Prof. Héctor Briones) e Laboratórios de Direção (orientação do Prof. Francis Wilker).

Além das apresentações artísticas, os organizadores informam que a mostra vai disponibilizar materiais produzidos por estudantes do curso sobre alguns grupos de teatro do Ceará, sob a orientação dos professores Ghil Brandão, Juliana Carvalho e Francis Wilker. São podcasts e vídeos em que a poética dos coletivos Grupo Ninho, Terceiro Corpo, As Travestidas, As 10 Graças e nima é discutida de maneira envolvente.

Ainda de acordo com a organização da mostra, os vídeos e áudios serão gradativamente postados nos respectivos canais, de modo que o público sempre tenha novidades para se envolver, e todo o material ficará disponível até o fim do evento. Já os conteúdos sobre grupos de teatro do CE integram o acervo dos canais do curso e poderão ser acessados e utilizados pelos interessados a qualquer tempo.

Com informações da organização do evento.

Fontes: Profª Tharyn Stazak, coordenadora do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC; e Prof. Francis Wilker, coordenador-geral da mostra ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.