PROINTER recebe inscrições para Programa de Inovação Colaborativa até 30 de abril

A Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até o dia 30 de abril, para o Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC 2021, promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O lançamento da iniciativa foi nessa quinta-feira (15), ao vivo, no canal da UFCTV no YouTube. Na ocasião, a equipe da PROINTER apresentou os detalhes da edição de 2021 do programa e tirou dúvidas do público.

O Programa será realizado inteiramente em formato remoto, por causa das restrições sanitárias decorrentes da pandemia da covid-19, envolvendo a realização de oficinas e atividades remotas (síncronas e assíncronas) para auxiliar na proposta de soluções para diferentes desafios da UFC.

O Hackathon consiste no estímulo à criação de soluções a partir de problemas reais trazidos por distintas unidades da Universidade, para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por membros da comunidade acadêmica. Podem participar destas atividades servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC, em inscrição individual ou de grupos de até cinco pessoas.

A inscrição deve ser efetuada por formulário eletrônico e não exige solução prévia aos problemas, mas que apenas seja indicado qual dos desafios previstos irá abordar. A íntegra do edital e os formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no site da PROINTER. As dúvidas serão respondidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, destaca que a realização da iniciativa tem a meta de fomentar a cultura de inovação interna na UFC, valorizando e dando oportunidade aos servidores e estudantes de serem "protagonistas no desenvolvimento de projetos institucionais através da criação de soluções inovadoras e factíveis".

E completa: "A intenção do projeto é que servidores de qualquer unidade da Universidade possam colocar em prática as suas ideias, tirando do papel melhorias que eles poderiam implementar, mas que necessitam de apoio institucional, contando ainda com o auxílio de bolsistas para execução desses projetos".

Imagem: logomarca do Programa

DESAFIOS – Foram propostos cinco desafios temáticos a serem solucionados pela comunidade acadêmica nesta edição de 2021, com apoio das Pró-Reitorias de Extensão (PREX), de Graduação (PROGRAD), de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Planejamento e Administração (PROPLAD); da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e do programa de extensão Centro de Empreendedorismo (CEMP UFC):

- Infraestrutura: Como sinalizar o Campus do Pici de forma a facilitar a orientação de frequentadores dando atenção ao potencial ambiental e paisagístico da Universidade?
- Metodologias de avaliação de disciplinas: Como melhorar a realização de provas na modalidade remota/digital dos cursos de graduação, garantindo a confiabilidade e considerando as limitações de acesso à Internet?
- Custos: Como melhorar a apuração de gastos da UFC com vistas ao aumento da acurácia das informações e da eficiência nos gastos públicos?
- Empregabilidade: Como aumentar a empregabilidade dos estudantes da UFC, conectando os perfis dos universitários às demandas de profissionais das empresas/instituições?
- Clima organizacional: Como implementar ações para melhorar o clima organizacional da UFC?

ETAPAS DO PROGRAMA – Durante o Hackathon, ocorrem atividades de capacitação e de mentoria on-line para que as equipes modelem, de forma conjunta, as propostas de soluções aos desafios institucionais abordados. A participação dos servidores no Hackathon será considerada treinamento em serviço e as chefias serão comunicadas pela Comissão Organizadora após deferimento das inscrições.

Todos os participantes receberão certificados de participação referente às horas dedicadas às atividades do Hackathon, podendo ser utilizados para progressão por capacitação profissional, no caso servidores, e como comprovação de atividades complementares, para os estudantes.

A avaliação das propostas será feita pela comissão julgadora do programa, que analisará as apresentações seguindo três critérios (funcionalidade, aplicabilidade e pitch). Os melhores projetos receberão bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), no valor mensal de R$ 400,00, de junho a dezembro de 2021, período em que os servidores irão desenvolver a solução proposta por sua equipe. Serão distribuídas até 22 bolsas para execução dos projetos aprovados.

Além disso, os servidores das equipes com melhor colocação no Hackathon serão premiados com curso de capacitação, evento ou congresso de sua escolha, que auxilie nas atribuições do cargo do servidor ou no desenvolvimento da solução.

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.