Estudo vai avaliar qualidade de vida e condições clínicas de pacientes que tiveram covid-19; saiba como participar

"Avaliação da qualidade de vida, função pulmonar e características clínicas de pacientes que tiveram covid-19" é a pesquisa em curso pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação do Prof. Reinaldo Oriá. O estudo faz parte de projetos da UFC contemplados no ano passado nos Editais nº 09 e nº 11 do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após a fase inicial de organização e planejamento, no momento, a equipe está em busca de aumentar a captação de pessoas para participar do estudo.

Imagem: A pesquisa faz parte de projetos da UFC contemplados em editais do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES (Imagem: Reprodução da internet)

Podem se candidatar à seleção pessoas com mais de 18 anos que tiveram resultado positivo do teste RT-PCR (também conhecido como swab nasofaríngeo), apresentaram ou não sintomas de covid-19, têm comorbidades e não estão realizando tratamento de câncer. O primeiro passo é entrar em contato pelo WhatsApp (85) 98881 8052 para ter avaliados os critérios de inclusão e exclusão e, conforme for, ser agendado.

O Prof. Reinaldo Oriá, do PPGCM, adianta que o foco maior da pesquisa são pacientes transplantados renais, pacientes em hemodiálise ou com alguma doença renal crônica, bem como aqueles que passaram por unidades de terapia intensiva (UTI) e foram intubados.

Ele explica que, ao longo de dois anos, os voluntários vão ser acompanhados para observação de desfechos clínicos importantes, incluindo alterações na capacidade respiratória, relação com comorbidades, influência de fármacos anti-hipertensivos na evolução da doença, transtornos de sono, sequelas diversas e qualidade de vida, para a partir daí compreender melhor a doença e seus efeitos a curto e médio prazos.

Como se trata de pesquisa de uma instituição pública, o paciente tem a oportunidade de ter todo o acompanhamento da equipe altamente qualificada e fazer os mais diversos exames gratuitamente. "É importante que o paciente saiba que essa pesquisa ocorre na UFC para que se possa avaliar e saber como a doença causou sequelas e como podemos intervir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas", comenta o coordenador.

Para ele, a pesquisa "é importante para nossa realidade no Ceará porque muitas características da doença podem ser diferentes em relação ao Sul e Sudeste. Temos um clima diferente, condições de saneamento e de higiene diferentes", acentua.

Integrante da equipe da pesquisa, Karine Bezerra, doutora em Enfermagem, cursando pós-doutorado em Ciências Médicas na UFC, acrescenta que a ideia do estudo surgiu pela necessidade de elucidação de muitas incertezas acerca da pandemia, "como identificar biomarcadores inflamatórios e gene APOE-4 e sua correlação com o quadro clínico dos indivíduos que tiveram covid-19 e assim propor preditores para que sejam utilizados na prática clínica", diz.

Karine ressalta que a pesquisa vai ajudar a entender melhor variáveis clínicas: "Iremos identificar necessidade de internamento hospitalar, tempo de internação, necessidade de UTI, necessidade de ventilação mecânica, escores de disfunção de múltiplos órgãos, função pulmonar, comprometimento pulmonar".

Ao fim do trabalho, previsto para dezembro de 2022, as conclusões serão úteis para mostrar o comportamento clínico de pacientes que passaram pela doença e esclarecer mais os fatores de risco para a covid-19.

Além dos integrantes já citados, participam ainda da equipe mestrandos, doutorandos e pesquisadores vinculados ao Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE), também coordenado pelo Prof. Reinaldo Oriá.

O local do estudo é o Centro de Biomedicina (Rua Coronel Nunes de Melo, 1315 – Rodolfo Teófilo).

Fontes: Prof. Reinaldo Oriá, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM); Karine Bezerra, pesquisadora do pós-doutorado em Ciências Médicas – WhatsApp: (85) 98881 8052