UFC participa, com equipe própria, da International Mathematics Competition for University Students

A Universidade Federal do Ceará participa, pela primeira vez com equipe própria, da International Mathematics Competition for University Students (conhecida pela sigla IMC). A olimpíada internacional de matemática universitária mais tradicional do mundo, organizada pela University College London, ocorre de segunda-feira (2) a sábado (7), pela segunda vez no formato on-line em decorrência da pandemia de covid-19.

Em 2004, como aluno da graduação da UFC, o Prof. Yuri Lima, hoje docente do Departamento de Matemática, havia obtido a primeira medalha de ouro da história do País na competição, integrando a equipe geral do Brasil.

Imagem: Os alunos Felipe Bezerra de Menezes, do Curso Ciência da Computação, e Matheus Barros da Silveira, do bacharelado em Matemática, vão representar a UFC na IMC 2021 (Foto: Divulgação)

Para a edição 2021 da IMC, a equipe da UFC é composta pelos estudantes Felipe Bezerra de Menezes, do Curso Ciência da Computação, e Matheus Barros da Silveira, do bacharelado em Matemática, sob a liderança dos professores Antonio Caminha Muniz Neto e Yuri Lima, ambos do Departamento de Matemática. No ano passado, a IMC contou com 546 estudantes de 96 universidades de diversos países. Neste ano, participam 592 estudantes de 112 instituições de ensino superior.

O Prof. Yuri conta que desde 2003 o Brasil participa do certame. Antes, a competição ocorria com equipes representando o País em geral, mas, ao longo dos anos, a olimpíada foi crescendo e as equipes passaram a representar universidades, sendo esta, portanto, a primeira vez que a UFC participa com equipe própria.

PROVAS – A IMC será aberta hoje, e as provas ocorrerão na terça (3) e na quarta-feira (4). Os dias 5 e 6 são destinados à correção das provas pela banca do concurso e ao chamado processo de coordenação, quando os professores líderes das equipes verificam as notas, conferem o que os alunos fizeram e, se necessário, apresentam recursos à banca. No dia 7, é divulgado o resultado e realizada a premiação, com a concessão de medalhas.

Para o Prof. Yuri Lima, a expectativa, "em primeiro lugar, é que os estudantes se divirtam, porque este é um dos objetivos da olimpíada: que eles aprendam com satisfação, com prazer. E que, nesse aprendizado, eles obtenham o máximo e a medalha é consequência".

Mais informações sobre a competição podem ser encontradas no site oficial da IMC

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.