Procurar no portal

Agência UFC: Confiança no poder público impacta adesão a isolamento social, diz pesquisa

Entre as medidas mais eficientes para o combate ao vírus da covid-19, está o isolamento social: evitando o contato próximo entre pessoas, o vírus tem menos chances de se espalhar, reduzindo o número de infecções. A adoção a essa medida, porém, guarda ligação com um outro fator: a confiança da população no governo.

Pessoas se cumprimentando com o cotovelo

É o que constatou pesquisa desenvolvida em parceria por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que avaliou a relação entre a confiança no poder público como agente capaz de lidar com a pandemia de covid-19 e a adoção do isolamento no Estado do Ceará. A conclusão foi a de que quanto mais os cidadãos confiam no governo acerca do combate ao vírus, maior é a adoção de isolamento social.

Publicado no International Journal of Public Administration, o estudo promoveu pesquisa com 1.154 cidadãos do Ceará, que responderam a diferentes perguntas sobre suas condições financeiras e de saúde, seu comportamento durante a pandemia de covid-19 e o modo como enxergam as ações do governo estadual frente ao vírus.

Os detalhes completos da pesquisa estão disponíveis em matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a pesquisa

Fonte: Prof. Clayton Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300