Segunda fase da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química ocorre domingo (8)

Neste domingo (8), 50 estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior no Ceará participarão da segunda etapa da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ). O exame, que será realizado on-line, compreenderá 10 questões discursivas sobre assuntos das áreas de química analítica, físico-química, química orgânica, química geral e química inorgânica.

Imagem: Medalhas da edição de 2018 da OCESQ

A OCESQ é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que teve início em 2017 com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de química por meio do envolvimento de professores e estudantes em competição educacional. Neste ano, a olimpíada realiza sua quarta edição.

Segundo dados da comissão organizadora, nesta edição foram inscritos 287 alunos de diversos municípios cearenses. Maracanaú e Quixadá foram os que mais tiveram participantes, representando 22,6% e 10,13% das inscrições, respectivamente. Em relação às instituições dos estudantes, destaque para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará que, juntos, representaram 73% dos inscritos, 54% deles alunos do IFCE e 19% estudantes da UFC.

A primeira fase, realizada no mês de maio de forma virtual, consistiu em uma prova objetiva com 30 questões envolvendo conteúdos ministrados nas disciplinas de Química para cursos de graduação. Os 50 estudantes com melhor desempenho na classificação geral dessa etapa irão disputar agora a segunda fase da competição.

Marca da OCESQ

Milena Lima, aluna de licenciatura em Química da UFC e bolsista de extensão do projeto, é um deles. Participando pela primeira vez como competidora, a estudante detalha como está sendo sua preparação. “A gente precisa ter muito cuidado com os conteúdos que produz, para que levem uma verdade científica. Consequentemente, isso influi na nossa preparação. De certa forma, [a OCESQ] ajuda a gente a aprender coisas novas com relação a nossa área e revisar conteúdos que já viu um ano atrás, por exemplo”, destaca.

O resultado da segunda fase da competição está previsto para ser divulgado em setembro. Na ocasião, serão apresentados os classificados do 11º lugar ao 50º no ranking geral e em cada uma das modalidades. Os 10 primeiros colocados saberão sua posição apenas durante o evento de premiação, marcado para o mês de dezembro. Os 3 estudantes com melhor desempenho em cada uma das cinco modalidades e os 12 inscritos com melhores pontuações gerais serão agraciados com medalhas de ouro (1º e 2º lugares), prata (3º ao 6º) e bronze (7º ao 12º lugar). Os classificados da 1ª à 30ª posição geral receberão menção honrosa.

A coordenadora e uma das fundadoras da OCESQ, Profª Nilce Gramosa, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, destaca que uma das propostas da ação é o incentivo para a carreira acadêmica dos estudantes. De acordo com ela, vários alunos que participaram do projeto estão em programas de pós-graduação na UFC e em outras universidades, como na Federal do Paraná (UFPR) e na Estadual de Campinas (UNICAMP). “De certa maneira, os alunos que participam da OCESQ estão estudando para testar seus conhecimentos e para ser premiados, mas isso também está contribuindo para eles participarem das seleções de pós-graduação”, conclui.

Para mais informações sobre a Olimpíada Cearense de Ensino Superior em Química, acompanhe o site e o perfil do projeto de extensão no Instagram (@ocesq.quimica).

Com informações do projeto Divulgando a Extensão.

Fonte: Profª Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, coordenadora do projeto de extensão OCESQ – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.