Atletas de futsal da UFC são testados para covid-19 antes de embarque para Jogos Universitários

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (6) a testagem rápida para covid-19 de 28 estudantes das equipes feminina e masculina de futsal da Universidade Federal do Ceará. A ação ocorreu como parte dos protocolos sanitários para a participação dos atletas nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Futsal 2021, que têm início na segunda-feira (9), em Recife (PE). Nove equipes participam da competição, que servirá como seletiva da categoria para o Pan-Americano Universitário.

Veja matéria da UFCTV sobre a testagem:

Comenta o coordenador de atividades desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, Wildner Lins, que os cuidados anticovid 19 têm sido norteadores da rotina de preparação desde a volta dos treinos das equipes, ocorrida em maio deste ano. "A gente começou com grupos reduzidos e atividades individuais. À medida que o decreto foi liberando (decretos do Governo do Ceará com ações contra o coronavírus), fomos incrementando, mas sempre com o uso de máscaras e álcool em gel. Começamos a competir na realidade no mês de julho", afirma.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Geovana Cartaxo, destaca ainda o suporte oferecido pela PRAE no retorno seguro dos estudantes-atletas aos treinos e competições. "A equipe do Desporto dispõe de oxímetros, de termômetros e faz o acompanhamento dos alunos regularmente sobre a situação de saúde. Todos os atletas receberam o teste público do Governo do Estado, o LACEN foi até a Quadra do CEU pela primeira vez para testá-los e vai dar o resultado em 24 horas, que é uma condição para eles irem jogar. Também fizemos uma grande parceria com o Hospital Universitário, e lá os alunos realizaram vários exames necessários ao atestado de aptidão para competir".

Imagem: estudante-atleta sendo testado

SAIBA MAIS – Os JUBs Futsal 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE). As partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal da CBDU no YouTube.

Fonte: Wildner Lins, coordenador de atividades desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.