Com apoio da UFC, 31º Cine Ceará recebe inscrições para três mostras competitivas

A 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema recebe inscrições, até 10 de setembro, para as Mostras Competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem, Brasileira de Curta-Metragem e Olhar do Ceará. Neste ano, o evento ocorrerá de 27 de novembro a 3 de dezembro, novamente nos formatos presencial e virtual. O regulamento e os formulários de inscrição para cada mostra estão disponíveis no site www.cineceara.com. As inscrições são gratuitas.

Imagem: Marca da nova edição do Cine Ceará

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem é direcionada a produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com filmes de animação, ficção, documentário ou experimental. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2020, com duração mínima de 60 minutos.

A Competitiva Brasileira de Curta-Metragem é aberta a trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Podem ser inscritos curtas de ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2020, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine
Ceará.

A Mostra Olhar do Ceará é voltada a realizadores cearenses, radicados ou não no Ceará, e residentes no Estado há mais de três anos. Podem ser inscritos filmes de curta e longa-metragem, concluídos a partir de janeiro de 2020, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental.

Cada uma das três mostras competitivas tem um formulário próprio no site do festival, e as condições específicas de cada uma delas podem ser consultadas no regulamento. A curadoria do Cine Ceará prioriza trabalhos inéditos e, no conjunto das mostras competitivas, reserva no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras. O resultado será anunciado no dia 10 de outubro.

Ouça também noticia da rádio Universitária FM sobre o evento

PREMIAÇÃO – O júri oficial da Mostra Competitiva Ibero-Americana concederá o Troféu Mucuripe aos vencedores das seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem, Direção, Atuação Feminina, Atuação Masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, o júri oficial escolherá os vencedores do Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. Serão agraciados também com o Troféu Mucuripe o Melhor Curta-Metragem e Melhor Longa-Metragem na opinião do júri da Mostra Olhar do Ceará.

Além desses prêmios, o Cine Ceará concederá, nesta edição, cachê no valor de R$ 6 mil para cada filme selecionado para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival.

COMO VAI SER – A edição de 2021 terá programação presencial em Fortaleza com o limite de público determinado pelo Governo do Estado no período do evento. No Cineteatro São Luiz, serão exibidos os longas-metragens das mostras Ibero-Americana e Olhar do Ceará. No Cinema do Dragão e no canal do Cine Ceará no YouTube, serão transmitidos os curtas-metragens da Competitiva Brasileira e da Mostra Olhar do Ceará.

Seguindo o formato adotado em 2020 em razão da pandemia de covid-19, os longas-metragens em competição poderão ser assistidos de casa e de qualquer lugar do País, através do Canal Brasil (canal por assinatura) e da plataforma de streaming Globoplay, que exibirão essa programação do Cine Ceará simultaneamente e em única oportunidade. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival.

O 31º Cine Ceará é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da SECULTFOR. Tem o patrocínio da Piraquê e de empresas públicas e privadas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações estão disponíveis nos perfis do Cine Ceará no Instagram e no Facebook e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.