Repositório de dados de pesquisa da UFC é aprovado em edital nacional de ciência aberta

A Universidade Federal do Ceará é uma das quatro instituições brasileiras selecionadas no Edital RNP-CNPq-IBICT para Ciência Aberta para a construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa. O edital foi elaborado por meio de um acordo tripartite de cooperação celebrado em 2021 entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A iniciativa desse acordo tem como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil, conforme o compromisso número 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto. Participaram do certame 13 instituições de pesquisa de todo o País. Além da UFC, foram contempladas a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Imagem: Foto da entrada da Biblioteca Central do Campus do Pici com uma passarela de concreto

A proposta vencedora do Sistema de Bibliotecas da UFC prevê a incubação de um repositório institucional de dados de pesquisa baseado na ferramenta Dataverse. Na Universidade, o projeto será coordenado pela bibliotecária Juliana Soares Lima, com apoio da Reitoria da UFC, da Direção do Sistema de Bibliotecas, da Divisão de Coordenação de Bibliotecas e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que proverá a infraestrutura tecnológica para implantar o novo repositório.

Durante a incubação do repositório, o projeto contará com quatro pesquisadores da UFC para colaborar com as etapas do processo e o fornecimento de dados. Participam do projeto o Prof. Bruno de Athayde Prata, do Departamento de Engenharia de Produção; o Prof. Francisco Gildemir Ferreira da Silva, do Curso de Finanças; o Prof. José Carlos Tatmatsu Rocha, do Curso de Fisioterapia; e o Prof. Ronaldo Mangueira Lima Júnior, do Curso de Letras-Inglês.

Segundo a coordenadora do Repositório de Dados de Pesquisa e bibliotecária da UFC, Juliana Soares Lima, o período de incubação do projeto ocorrerá de agosto deste ano até meados de junho de 2022. Ela explica que o repositório de dados difere do já existente Repositório Institucional da UFC, que possibilita gratuitamente o acesso a publicações científicas, como artigos, monografias, dissertações e teses produzidos na Universidade. Entre os dados possíveis de ser compartilhados no novo repositório, a coordenadora cita documentos, registros audiovisuais, áudios, planilhas e outros materiais coletados em campo.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre essa conquista

"Essa proposta de disponibilização dos dados de pesquisa tem a ver com um movimento mundial, e várias instituições internacionais têm trabalhado nesse sentido. Há um incentivo para que os pesquisadores conduzam as suas pesquisas da forma mais aberta possível, que permitam a publicação de suas teorias científicas, mas que também disponibilizem dados experimentais e observacionais. Isso irá permitir não só que os pares possam avaliar esses estudos, mas que também se possa cumprir a função social da ciência", avalia Juliana Lima.

Para o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Felipe Ferreira da Silva, o repositório de dados de pesquisa é mais um passo para atender aos pilares da ciência aberta, da transparência e da gestão do conhecimento produzido em nossa Universidade. O gestor reconhece o trabalho incansável da equipe das Bibliotecas da UFC, que faz o registro e a disponibilização dos materiais produzidos pela comunidade acadêmica, busca melhorias nas ferramentas internas, revisa políticas institucionais e promove a divulgação para toda a sociedade. A conquista desse novo repositório de dados de pesquisa se soma à série de investimentos que a gestão do reitor Cândido Albuquerque têm realizado na infraestrutura do Sistema de Bibliotecas da UFC, a exemplo da restauração estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici e a reforma da Biblioteca do Curso de Arquitetura, no Benfica.

"Agora, a sociedade científica volta os seus olhares para os dados produzidos durante essas pesquisas, que por todo esse tempo foram tratados como 'subprodutos' dessas atividades. Esses dados, atualmente esparsos, se organizados, irão permitir que novas pesquisas sejam cada vez mais analíticas e alcancem uma maior e melhor compreensão do objeto de estudo", pontua Felipe Ferreira.

Fonte: Divisão de Coordenação de Bibliotecas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.