Procurar no portal

Campanha de Integridade, sobre importância da governança na UFC, é oficialmente lançada

Foi lançada na tarde dessa quinta-feira (26) a campanha "Integridade Somos Todos Nós", durante reunião virtual na qual foi apresentada, também, a segunda edição do Plano de Integridade da Universidade Federal do Ceará, que abrange o período 2020-2022. O objetivo da campanha é conscientizar e esclarecer a comunidade acadêmica sobre a importância da boa governança na Universidade.

Imagem: Identidade visual da campanha "Integridade Somos Todos Nós", produzida pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Imagem: Design/UFC Informa)

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, as iniciativas são fundamentais para a continuidade de ações de transparência, de integridade e de aplicação correta dos recursos públicos na Instituição. "O lançamento desta campanha tem o objetivo de deixar muito claro que esta é uma responsabilidade da comunidade acadêmica. À medida que cada pessoa se sentir responsável, melhores serão os resultados", defendeu.

Ele agradeceu ainda a parceria e orientação dada por órgãos de controle como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), o que tem permitido aperfeiçoar as práticas de integridade na UFC. "Nossa comunidade está imbuída no propósito de tornar a Universidade em uma referência no que diz respeito às boas práticas da administração pública", garantiu.

O reitor ressaltou a importância da transparência nos órgãos públicos, informando que a UFC tem se esforçado na divulgação ativa dos dados e na entrega das informações solicitadas. Cândido Albuquerque citou como exemplo disso os Painéis Estratégicos da UFC, com dados referentes a diversas áreas.

Ao abordar o tema "A construção da cultura de integridade na UFC", o diretor da Secretaria de Governança, Prof. Cláudio Marques, apresentou um panorama das ações da Instituição na área. Segundo ele, o Plano de Integridade terá um acompanhamento semestral, a fim de avaliar e melhorar as ações elaboradas, com a participação de diversas áreas administrativas e acadêmicas.

Assista ao vídeo de apresentação da campanha:

Ele frisou a participação da Universidade em outras iniciativas na área, como no levantamento e-Prevenção, do TCU, e na Pesquisa de Percepção sobre a Integridade Pública, da CGU, na qual a UFC é a 15º instituição pública do País com maior participação, sendo a quarta entre as universidades federais.

Cláudio Marques comemorou também o fato de os Painéis Estratégicos, de iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, serem um dos finalistas do 25º Concurso de Inovação no Setor Público.

Ao apresentar a campanha "Integridade Somos Todos Nós", a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, explicou que o objetivo é difundir a importância da integridade na Instituição, mas sem focar nos aspectos punitivos. De acordo com ela, a ideia da marca desenvolvida é "falar sobre comunidade, diversidade, inspirando pertencimento e colaboração".

Também foram produzidos vídeos explicando o funcionamento dos diferentes setores que atuam nessa área e o papel desempenhado por cada um deles. "Acho que a campanha ficou bem didática, bonita, convidativa. Foi um prazer participar dessa construção conjunta", comentou.

Assista a um dos vídeos da campanha, com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque:

O superintendente Regional da Controladoria-Geral da União no Ceará (CGU/CE), Giovanni Pacelli, elogiou o trabalho realizado pela UFC, pois, além de ter desenvolvido o Plano de Integridade, já buscou implementar ações para corrigir os problemas encontrados.

E a secretária de Controle do TCU no Ceará, Vanessa Lopes de Lima, apresentou durante sua fala o projeto e-Prevenção, uma ferramenta que busca auxiliar os órgãos públicos – federais, estaduais e municipais dos três poderes – a realizarem uma autoavaliação e detectar problemas relativos à transparência e à gestão de recursos públicos.

Ela chamou atenção para a importância do envolvimento dos gestores na adoção de práticas de integridade. "Nenhum tipo de projeto em governança, em boas práticas de gestão e em integridade avança se a alta administração não comprar a ideia", avaliou, enfatizando que prevenir é a melhor forma de combater a corrupção.

Participaram do evento os pró-reitores de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva; de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, e o Coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Rodrigo Rego.

Compareceram ainda os pró-reitores-adjuntos de Extensão, Rogério Teixeira Mâsih; de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães, e de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, além de diretores de unidades acadêmicas e representantes de diversos órgãos acadêmicos e administrativos da UFC.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437 / e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300