Procurar no portal

UFC inaugura Campus Jardins de Anita, em Itapajé; atividades letivas começam em 27 de setembro

A Universidade Federal do Ceará acaba de entregar ao povo cearense mais um de seus ambientes: o Campus Jardins de Anita, localizado no município de Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza. A nova unidade acadêmica, cujas atividades serão iniciadas no semestre 2021.2, com princípio previsto para 27 de setembro, foi inaugurada nesta sexta-feira (27) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, com a presença de outras autoridades acadêmicas e de Estado, contemplando as esferas municipal, estadual e federal.

Iniciada com apresentação da Banda Municipal de Itapajé, a solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor. Ele qualificou o momento como um marco significativo para a história não somente de Itapajé e do Ceará, mas também da ciência e da educação brasileiras. Ele disse que "a instalação da UFC na região traz esperança à geração que ingressa agora na vida universitária e vislumbra na educação o caminho para o desenvolvimento pessoal e das pessoas no entorno".

Imagem: Solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O diretor fez menção à memória do empresário José Maria de Souza Melo, doador do terreno que abriga o campus, qualificando-o como "visionário e sensível em relação às necessidades da cidade em que nasceu". "Hoje, vemos a materialidade deste sonho. Na gestão atual, esse projeto ganhou novo impulso, permitindo alcançar o objetivo de iniciar as atividades educacionais com o padrão de excelência amplamente reconhecido da UFC", frisou o novo dirigente, destacando o modo colaborativo com que foi construída a proposta pedagógica do campus e o empenho de diversos atores políticos, empresariais e educacionais envolvidos. 

O ministro Milton Ribeiro elogiou os esforços da administração superior da Universidade e de todos os parlamentares federais do Ceará que se envolveram, direta e indiretamente, no projeto de trazer para a região "uma academia do nível universitário que tem a UFC, tão bem conceituada". Ele citou a importância de formar e reter profissionais de alta qualificação em cidades de pequeno e médio portes como mecanismo propulsor da prosperidade local. "A chegada da Universidade faz com que o jovem não seja obrigado a sair da cidade. Tendo oportunidade no Interior, ele se estabelece aqui, outros de fora são atraídos e isso vai agregando valor e desenvolvimento ao município", sintetizou.

O ministro da Educação apontou ainda como um dos pontos-chave da expansão da UFC a gestão responsável. "A visão empreendedora da Reitoria e a ajuda dos parlamentares da região possibilitou unir forças para que isso se tornasse realidade. Agora, é só abrir as portas e receber os primeiros estudantes".

Imagem: Placa de inauguração do novo campus foi descerrada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro; pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; pela prefeita de Itapajé, Gorete Caetano, e outras autoridades (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Representando a família de José Maria de Souza Melo, Luiz Carlos Ávila de Souza agradeceu a presença do ministro e das demais autoridades na cidade, e afirmou ser uma grande alegria para os familiares ver o desejo de José Maria ganhar contornos concretos. "O meu irmão, a cada vez que vinha à nossa cidade, reforçava a ideia de que o melhor que ele faria pela nossa terra seria ajudar a instruir as pessoas. Então, quando doou para a UFC o terreno, foi por estar muito comprometido com o conhecimento e com a educação", relembrou o irmão do empresário.

Veja outras imagens da inauguração do campus no Flickr da UFC

A prefeita Gorete Caetano agradeceu veementemente a todos os envolvidos na instalação do campus e citou que, logo ao assumir a gestão municipal, deparou-se, com tristeza, com a notícia do fechamento de uma das escolas mais tradicionais de Itapajé. Ela disse ter sido um baque na educação do município, que ganhará oxigenação e impulso com a chegada da UFC. "Agora é trabalhar para ajudar e lutar por nossa população. Como itapajeense, asseguro que estou aqui para que cresçamos juntos, em união", garantiu.

O reitor Cândido Albuquerque salientou, em seu discurso, que a presença da UFC em Itapajé agregará uma capacidade de crescimento incalculável para a região. "Estamos aqui falando da economia do conhecimento. A região está se vocacionando para uma industrialização e precisa de mão de obra especializada. Logo, a Universidade atende a esses anseios, qualificando as pessoas daqui mesmo para ocuparem esses cargos", disse. 

O dirigente máximo agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Milton Ribeiro por apoiarem o projeto de implantação do campus e frisou que os cursos foram redimensionados a partir de um trabalho feito cuidadosamente pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a partir de dados de pesquisa fornecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). "Contudo, encontramos parcerias de todos os lados. A prefeitura, na pessoa da Dra. Gorete Caetano, nos recebeu de maneira muito carinhosa. Por isso, a implantação deste campus é uma obra coletiva. Nos sentimos parte da região agora, temos interesses comuns, e pretendemos seguir aqui mudando vidas, promovendo qualificação para os jovens", finalizou o reitor.

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a prefeita de Itapajé, Gorete Caetano; e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a solenidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Um dentre os vários parlamentares presentes, Danilo Forte é filho de Itapajé e relembrou que, como ele mesmo fez, muitos estudantes do Interior precisavam ir a Fortaleza em busca de qualificação. "Na casa da minha mãe mesmo já chegamos a ter 14 amigos itapajeenses morando, e todos tinham ido lá estudar. Por isso, sempre me empenhei na luta de trazer o campus para cá. Agora, é oportunidade para a juventude, com sua alegria, sua rebeldia, sua visão de futuro, fazer o que a gente não fez lá atrás", afirmou o deputado federal.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a inauguração do novo campus

SOBRE O MUNICÍPIO ‒ Itapajé fica a 130 quilômetros de Fortaleza; faz parte da microrregião de Uruburetama, no norte do Estado, e tem população estimada de aproximadamente 53 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área que receberá a unidade da UFC no município foi doada à Universidade, em janeiro de 2014, pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011. O nome do campus, Jardins de Anita, é uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, também já falecida.

A cidade, encravada em meio às serras do Vale do Curu, já encanta quem acabou de chegar. Ana Beatriz Batista Silva é estudante da primeira turma de Ciência de Dados e, em menos de um mês após receber a notícia da aprovação, fez a mudança para a cidade. "Conheci e já me apaixonei. Todos os moradores com quem tive contato me acolheram muito bem", comentou. Ela também afirma ter ficado surpresa com o novo campus. "É uma estrutura enorme, com laboratórios. A expectativa está a mil", vibrou. 

Assista à reportagem da UFCTV sobre a inauguração do Campus da UFC em Itapajé:

PRESENÇAS ‒ Além do reitor, do ministro e da prefeita, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Itapajé, Eder Oliveira Rocha; o presidente da Câmara Municipal de Itapajé, Bruno Francisco de Araújo Queiroz; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; os deputados federais Danilo Forte, Mauro Benevides Filho, Domingos Neto, Dr. Jaziel, Moses Rodrigues, Capitão Wagner e AJ Albuquerque; o deputado estadual Delegado Cavalcante; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; assim como prefeitos, secretários e autoridades dos municípios da região.

Também compareceram os reitores das universidades federais do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; de Itajubá (UNIFEI), Edson da Costa Bortoni; Rural do Semiárido (UFERSA), Ludmilla Carvalho Serafim de Oliveira; além do reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante de Carvalho, e do vice-reitor da UNIFEI, Antônio Carlos Ancelotti Júnior. 

Dentre os pró-reitores, compareceram os de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva; de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado; e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; e os pró-reitores-adjuntos de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Masih; de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; de Graduação, Profª Simone da Silveira Sá Borges; de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Odair Pastor Ferreira; e de Gestão de Pessoas, Telma Araújo.

Além disso, prestigiaram a inauguração os diretores da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides, e do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves; os superintendentes de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Bezerra Parente, e de Tecnologia da Informação, Edgar Marçal de Barros Filho; os presidentes da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fernando Antônio Sabóia Leitão, e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Francisco de Assis Melo Lima; e representantes de assessorias e departamentos administrativos e acadêmicos da UFC. 

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300