Administração da UFC e presidente da Câmara de Itapajé discutem levar extensão universitária multidisciplinar ao município

Em encontro realizado na tarde de ontem (30), a administração superior da Universidade Federal do Ceará reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Itapajé para sondar possíveis parcerias na cidade, que agora conta com o Campus Jardins de Anita, inaugurado na última sexta-feira (27). Entre as pautas da reunião, esteve a integração de projetos e ações extensionistas com eixos estratégicos da gestão municipal, como educação, agricultura familiar, saúde e geração de emprego e renda.

Imagem: Gestão Superior da UFC recebe presidente da Câmara Municipal de Itapajé

A expectativa é que, além da oferta dos cursos de graduação na área de tecnologia da informação, a expertise da UFC possa beneficiar a população local e ajudar a alavancar alguns indicadores do município em áreas sensíveis.

Estiveram presentes o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Itapajé, vereador Bruno Francisco; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih; e a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia Pinheiro.

Para Bruno Francisco, a chegada da UFC traz desenvolvimento e progresso em várias frentes, bem como mais qualidade de vida para o povo itapajeense. Assim, além da oferta de ensino superior gratuito na área de tecnologia, é muito promissora a perspectiva de levar projetos de pesquisa e extensão para a região.

"Ficamos muito satisfeitos e muito alegres com essa atenção que a UFC está tendo com Itapajé e a possibilidade de iniciar a extensão da Universidade no município. Os focos iniciais seriam na área de educação, da pecuária e da agricultura e também em formação profissional. Isso vai colaborar com a escolarização da nossa população, vai ajudar a gerar renda, a melhorar a qualidade do ensino da rede municipal. Acredito que daqui sairão bons frutos", vislumbrou o vereador.

Imagem: Em destaque, o Vereador Bruno Francisco

De acordo com o Prof. Cândido Albuquerque, o fundamental, agora que o novo campus foi instalado, é integrá-lo, do ponto de vista da extensão, com a comunidade no seu entorno. Ele informa que uma conversa inicial já ocorreu com a prefeita Gorete Caetano e prosseguiu agora, com a presença do presidente da Câmara.

"Levando ações de extensão, podemos melhorar as práticas de agricultura familiar, aperfeiçoar a qualidade da educação pública. Já conversamos com a prefeita Gorete, e hoje conversamos com o presidente da Câmara, para que nossas pró-reitorias trabalhem junto com o poder público municipal para ver quais ações de extensão podem ser levadas pela UFC para ajudar a região, fora daquele espectro dos três cursos acadêmicos que funcionarão lá. Também se falou um pouco sobre empregabilidade e sobre a possibilidade de fomentar empresas juniores para favorecer o empreendedorismo", explicou o reitor, acrescentando que serão ações importantes para a integração definitiva do campus.

JARDINS DE ANITA – Itapajé fica a 130 quilômetros de Fortaleza, no norte do Estado, e conta desde a sexta passada (27) com uma nova unidade acadêmica da UFC. Inaugurado pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, o Campus Jardins de Anita homenageia Anita Inará, esposa do doador do terreno que abriga as instalações, o empresário José Maria de Souza Melo. Com o início das atividades previsto para 27 de setembro, o campus ofertará três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados.