Prof. Tomaz Nunes é empossado presidente da FASTEF em solenidade na sala do CONSUNI

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, deu posse, na manhã desta quarta-feira (1º), ao novo diretor-presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), Prof. Tomaz Nunes Cavalcante Neto, e ao seu vice, Prof. Danielo Gonçalves Gomes. A solenidade foi realizada na sala do Conselho Universitário (CONSUNI), na Reitoria, na presença de membros da administração superior, acadêmica e de gestores do Centro de Tecnologia.

Imagem: homem de camisa lilás assina documento

Docente do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC e membro fundador da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin – ASTEF (associação que deu origem à fundação), Nunes sublinhou em sua fala ser servidor público e que o objetivo, à frente do órgão de apoio, continuará sendo servir à UFC. "Mesmo aposentado, sigo como professor voluntário. Sou um dos fundadores da ASTEF e estive em uma das coordenações quando ela foi convertida em fundação. Quando o Prof. Barros Neto, cuja conduta sempre admirei, me convidou, a primeira coisa que pensei foi que tem que haver continuidade. O meu plano de ação será dar prosseguimento à gestão que vinha fazendo um excelente trabalho", afirmou o novo diretor-presidente.

Confira a entrevista completa com o Prof. Tomaz Nunes:

O Prof. José de Paula Barros Neto, que deixa a presidência da FASTEF após cinco anos e dois meses, agradeceu à administração superior – fazendo menção ao reitor e ao Prof. Almir Bittencourt (pró-reitor de Planejamento e Administração) – por sempre ter acolhido as demandas da fundação. "É um momento de despedida, mas com a sensação de dever cumprido. A colaboração uníssona entre administração e fundação facilita a gestão dos coordenadores. Precisamos continuar empenhados nisso, construindo uma relação de 'ganha-ganha' entre agências financiadoras, universidades e pesquisadores. Sigo à disposição do Prof. Tomaz e do Prof. Danielo", disse o ex-presidente, que pretende agora se dedicar a projetos pessoais e acadêmicos, dentre os quais a escrita de um livro.

Assista à entrevista com o Prof. José de Paula Barros Neto:

Para o reitor, a importância de um momento como a solenidade em questão reside no fato de que a UFC, de maneira republicana, tem renovado a administração de suas unidades, "sem rupturas e de maneira cordata". Ele delimitou ainda como prioridade minimizar a burocracia dentro da Universidade para ajudar no trabalho dos pesquisadores. "Felizmente, como expressou nosso amigo Tomaz, haverá um entendimento de não deixar baixar o padrão do que já vem sendo feito pela FASTEF. A atual gestão estabeleceu a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo como nortes. No mundo inteiro isso é uma realidade. Quando você melhora a amplitude das pesquisas, melhora a excelência da Universidade como um todo", ressaltou o Prof. Cândido Albuquerque, acrescentando não ser admissível que pesquisadores percam mais tempo que o necessário com questões de âmbito legal, "pois isso atrapalha a sua missão finalística que é desenvolver os projetos".

Ainda segundo o reitor, o papel das fundações de suporte à Universidade é constituir um braço de apoio a seus pesquisadores. "Para que isso funcione bem, precisamos melhorar o fluxo, acabar com isso de grandes e inovadores projetos se perderem dentro da própria burocracia interna. Boa parte de nossas conquistas devemos às nossas fundações. Não há caminho para uma universidade se consolidar como polo de inovação que não passe por elas", finalizou, fechando sua fala com a afirmação de que "a Universidade precisa abraçar sua vocação e ter asas para criar novos conhecimentos".

Assista à entrevista com o reitor da UFC:

CONHEÇA OS NOVOS DIRETORES – Tomaz Nunes Cavalcante Neto é professor aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica, no Centro de Tecnologia. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Concentra suas pesquisas na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em instalações elétricas e industriais, eficiência energética, distribuição de energia elétrica, análise de sistemas de potência, arquitetura bioclimática e desenvolvimento de projetos de energias renováveis.

Danielo Gonçalves Gomes é professor associado do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI). É doutor em Redes e Telecomunicações pela Université d'Évry, na França. No campo da pesquisa, dedica-se à análise de dados sensoriados (IoT Analytics), com destaque para cenários rurais, urbanos e de biotecnologia.

PRESENÇAS – Além do reitor, dos empossados e do ex-presidente da FASTEF, compareceram à solenidade na sala do CONSUNI o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação e diretor científico da FASTEF, Prof. Odair Pastor; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras, e o membro do Conselho Curador da FASTEF, José Sampaio.