Procurar no portal

Proficiência em língua estrangeira: conheça cursos, testes e declarações ofertados pela UFC

A proficiência em língua estrangeira é requisito essencial para programas de mobilidade acadêmica, requisição de bolsas de fomento à pesquisa científica, intercâmbios e para ingresso em programas de pós-graduação. Visando capacitar os estudantes, a UFC oferta cursos de idiomas, declarações de compreensão leitora e cursos de preparação para certificações internacionais de língua estrangeira.

Assim como em diversos programas de pós-graduação do País e do mundo, a UFC exige comprovação de proficiência leitora em língua estrangeira para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, expressa na Resolução nº 17/CEPE/UFC, de 4 de dezembro de 2015. No entanto, oferece meios para que os candidatos possam atender ao requisito.

Imagem: prédio da Casa de Cultura Alemã

É o caso dos testes de compreensão leitora aplicados pelas Casas de Cultura Estrangeira, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão da UFC, que possuem a função de comprovar se um estudante é capaz de assimilar as ideias de textos em um outro idioma. Os testes, ofertados gratuitamente, atestam a compreensão leitora em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português (para estrangeiros). Durante a pandemia de covid-19, os exames estão sendo realizados em formato on-line.

Cada Casa é responsável pelas declarações de seus respectivos idiomas, bem como pelas regras dos processos seletivos e aplicação dos testes. Por isso, é necessário verificar se as vagas são destinadas apenas a estudantes de pós-graduação da UFC ou se são abertas a candidatos e estudantes de outros programas de pós-graduação. Algumas Casas oferecem ainda cursos de preparação para os testes, como é o caso das Casas de Cultura Francesa e Britânica.

Todos os programas de pós-graduação da Universidade aceitam as declarações emitidas pelas Casas de Cultura. No entanto, existe a possibilidade de utilizar a nota de outros testes, como exames de proficiência de outras universidades. É o programa de pós-graduação que define a nota mínima e quais exames serão aceitos.

Existem casos em que é necessário apresentar um certificado internacional de proficiência em língua estrangeira, como as seleções para programas de mobilidade acadêmica, intercâmbios e bolsas de agências de fomento à pesquisa científica. Os exames de proficiência atestam a fluência, indicando se um estudante possui as habilidades essenciais para dominar um idioma. Essas avaliações vão além de testes de leitura e examinam também a capacidade de falar, escrever e compreender falantes do idioma estudado. O aluno aprovado recebe uma certificação internacional emitida pela instituição responsável pela aplicação dos testes.

A UFC não certifica a proficiência em língua estrangeira, mas é centro aplicador de testes de relevância internacional, produzidos por instituições renomadas. Existem diversas outras instituições que também estão aptas a realizar os testes e podem ser procuradas pelos alunos da Universidade.

Para auxiliar os estudantes, os Núcleos de Línguas (NUCLIs) do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), vinculado à Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), realizam cursos preparatórios para os testes de proficiência. Somente em 2021 foram ofertados cinco cursos de preparação para testes de proficiência em inglês, idioma mais procurado, e a previsão é que em outubro seja lançado mais um curso.

CURSOS DE IDIOMAS – Tendo em vista a necessidade de capacitar os estudantes da Universidade em outras línguas, os NUCLIs do programa Idiomas sem Fronteiras ofertam cursos básicos e voltados para a mobilidade acadêmica ou para a produção científica em outras línguas. Fazem parte do escopo capacitações para produção oral e escrita, compreensão oral, além da preparação específica para os testes de proficiência.

O IsF é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem apoio das instituições de ensino superior do Brasil e de países estrangeiros parceiros. O principal objetivo do programa é promover ações em prol de uma política linguística para a internacionalização do ensino superior brasileiro, valorizando a formação especializada de professores de língua estrangeira.

Imagem: logomarca do programa Idiomas sem Fronteiras

As Casas de Cultura Estrangeira da UFC ofertam semestralmente vagas para cursos de alemão, espanhol, esperanto, francês, inglês, italiano, libras e português. As vagas são abertas ao público e podem concorrer pessoas a partir de 14 anos de idade, desde que tenham concluído o ensino fundamental. Os cursos têm foco em conversação, leitura e escrita, com duração de seis a sete semestres. É possível ingressar no primeiro semestre ou por meio de teste de nível. As seleções são regidas por editais específicos. Mais informações podem ser obtidas no site das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

A sede do Instituto Confúcio na UFC oferece semestralmente o Curso de Mandarim (Língua Chinesa), estruturado em habilidades de conversação, leitura e escrita, nos níveis básico, intermediário e avançado. As aulas são ministradas por professores chineses da Universidade de Nankai, na China. As aulas são ministradas em inglês, por isso, para participar, é necessário ter conhecimentos do idioma. Mais informações podem ser obtidas no site do instituto.

INTERNACIONALIZAÇÃO – "O mundo globalizado em que vivemos desperta nos estudantes, cada vez mais, o desejo de realizar uma mobilidade acadêmica internacional, seja durante a graduação, seja na pós-graduação. E o domínio de outro idioma é o primeiro passo rumo à experiência internacional", destaca a Profª Talita Felipe de Vasconcelos, coordenadora de Mobilidade Acadêmica Internacional da PROINTER.

A internacionalização é um dos pilares da gestão do reitor Cândido Albuquerque e forma tríade com empreendedorismo e inovação. Segundo ele, "a UFC caminha a passos largos em busca de sua internacionalização. Tanto os cursos quanto as provas de proficiência estimulam as pessoas a aprender outros idiomas, o que no mundo globalizado é fundamental. Além do que esses serviços são de extrema importância na manutenção e na criação de convênios com universidades estrangeiras".

Para o reitor, o aprendizado de idiomas vai além do universo acadêmico, "é um preparo para a própria vida", pois na atualidade "é indispensável que as pessoas conheçam pelo menos um idioma a mais". No entanto, o Prof. Cândido Albuquerque acrescenta que as dificuldades financeiras enfrentadas por parte da população ainda são um entrave para adquirir essa competência, por isso, "a Universidade vem suprir essa carência. Se não é possível fazer um intercâmbio, é possível fazer um curso na Universidade e adquirir essa habilidade".

"Eu fico muito feliz com o desempenho da nossa Universidade na área de idiomas, tanto na oferta de vários cursos de línguas estrangeiras quanto na realização de provas de proficiência. São mais alguns dos serviços de extrema importância que a UFC oferece para a população cearense", comemora o gestor máximo da Instituição.

EXAMES DE PROFICIÊNCIA – A UFC é centro aplicador de exames de proficiência em língua estrangeira. No entanto, por se tratar de produtos de outras instituições, esses testes não são gratuitos e a aplicação é realizada mediante pagamento de taxa à instituição responsável.

É o caso do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), aplicado pelo Núcleo de Língua Portuguesa (NUCLI-Português) do programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) na UFC, vinculado à PROINTER. O certificado internacional é desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Brasil (INEP). O teste também é aplicado em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. A previsão é que a próxima edição seja realizada de 7 a 9 de dezembro.

Imagem: estudantes nas Casas de Cultura Estrangeira da UFC

Na Casa de Cultura Hispânica é aplicado o exame para o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), do Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Na Casa de Cultura Alemã, são aplicados testes para os certificados das categorias "adolescente", voltado a estudantes de escolas estaduais que fazem parte do programa de extensão "PASCH", e "adulto", aberto ao público, ambos do Goethe-Institut; além do Test OnSet, necessário para a concessão de bolsas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

A sede do Instituto Confúcio na UFC aplica, em datas específicas definidas internacionalmente, o Hanyu Shuiping Kaoshi (HSK) ou Teste do Nível de Mandarim, em tradução livre. O Instituto Confúcio é uma instituição educacional sem fins lucrativos, vinculado ao Ministério da Educação da China, que tem entre os objetivos apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas.

Todos os exames para a certificação internacional de proficiência precisam ser realizados presencialmente. Por isso, devido à atual situação sanitária decorrente da pandemia de covid-19, a UFC suspendeu por tempo indeterminado a aplicação de alguns deles.

Fontes: Profª Talita Felipe de Vasconcelos, coordenadora de Mobilidade acadêmica Internacional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Massília Dias, coordenadora pedagógica do NUCLI-Espanhol do ISF na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300