UFC recebe visita de representantes de multinacional francesa para discutir projetos de geração de energia

Dando seguimento à aproximação da Universidade Federal do Ceará com o setor produtivo, o reitor Cândido Albuquerque recebeu, na semana passada, representantes da multinacional francesa Qair. Na ocasião, a empresa apresentou aos gestores e pesquisadores da Instituição os principais projetos desenvolvidos pela multinacional no Ceará.

A ideia é que sejam promovidas parcerias em projetos relacionados à geração de energia renovável. "O encontro que houve foi para que uma equipe de pesquisadores da UFC pudesse conversar com a empresa para definir como será a interação", destaca o diretor-presidente do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, Prof. Fernando Nunes.

Imagem: foto de um homem de blusa polo azul faz apresentação em um auditório com pessoas sentadas de forma espaçada e com máscaras

De acordo com ele, a proposta é que a Universidade realize parcerias com a empresa em áreas como hidrogênio verde, amônia verde e dessalinização da água do mar, com o uso de energia renovável (eólica off-shore). "A Qair mostrou interesse em participar de um centro de pesquisa com a UFC no desenvolvimento de pesquisas, adaptação de seus projetos, formação de mão de obra de nível superior e uso de laboratórios disponíveis para possíveis ensaios", revela o Prof. Nunes.

Na ocasião, o diretor de operações da Qair, Gustavo Silva, apresentou a docentes do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências da UFC os projetos já realizados e em andamento no Ceará. Com escritório sediado em Fortaleza, a multinacional opera no estado por meio de uma usina de energia fotovoltaica em Icó e de usinas eólicas em Trairi e Icapuí, no litoral cearense. A empresa também está implantando um parque eólico off-shore (com turbinas instaladas dentro do mar) que irá de Acaraú a Jijoca de Jericoacoara, com uma linha de 400 aerogeradores.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Após esse momento, os pesquisadores puderam tirar dúvidas sobre as ações desenvolvidas pela empresa. A perspectiva é que, em um segundo encontro, os docentes da UFC apresentem seus projetos de pesquisa aos representantes da Qair para avaliarem áreas em comum e, futuramente, estabelecer parcerias.

O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque, destaca que a Universidade vem sendo procurada por empresas da área de geração de energia desde o anúncio do programa de instalação do hub de hidrogênio verde no Estado

"Várias empresas estão vindo conhecer a UFC porque elas já têm um plano de, quando vierem para estabelecer a fabricação de hidrogênio verde, fazer parcerias, instalar centro de desenvolvimento de pesquisas, porque o assunto ainda requer aperfeiçoamento. A produção de hidrogênio, para ela se tornar uma realidade, precisa de uma série de aperfeiçoamentos/inovações no transporte, no armazenamento, na produção", aponta.

Imagem: foto de um homem de blusa azul segurando o microfone com uma mão e o outro braço levantado

"A UFC, a convite do governador do Estado, está se transformando na grande referência na produção da tecnologia que vai viabilizar o hidrogênio verde, que se mostra o combustível do futuro. [...] E a UFC vai ser o centro da produção dessa nova tecnologia. Essa é uma fronteira que a Universidade vai desbravar, junto com parceiros", reforça o reitor Cândido Albuquerque.

Além de representantes da Qair e dos docentes já citados, o encontro contou com a presença do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; do diretor e da vice-diretora do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir e Profª Diana Azevedo, respectivamente; da diretora e do vice-diretor do Centro de Ciências, Profª Regina Celia Monteiro e Prof. Wandemberg Ferreira; da secretária-executiva da Indústria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roseane Medeiros; e do secretário-executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Adão Linhares.

Fontes: Prof. Fernando Nunes, diretor-presidente do Parque Tecnológico da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.