Em reunião com empresário Deusmar Queirós e equipe do Ninna Hub, reitor discute futuras parcerias para o Campus de Itapajé

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (3), a visita do empresário Deusmar Queirós ‒ fundador do Grupo Pague Menos ‒, juntamente com a equipe do Ninna Hub de Inovação, instituição sem fins lucrativos voltada à criação e ao desenvolvimento de soluções e negócios inovadores. Na ocasião, foram discutidas futuras parcerias na área de empreendedorismo e inovação, envolvendo o recém-inaugurado campus da UFC em Itapajé e o Amontada Valley, projeto semelhante ao Ninna Hub que está em desenvolvimento no município de Amontada.

Como os dois municípios ficam na região norte do Estado, a ideia é aproveitar que tanto o Campus de Itapajé como o Amontada Valley têm perfis voltados essencialmente à tecnologia. Dessa forma, a aproximação é algo estratégico para fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento da região.

Imagem: Oito pessoas, sendo sete homens e uma mulher, sentadas em volta de uma mesa, durante reunião no Gabinete do Reitor (Foto: David Motta/UFC)

"Reconheço a UFC como um centro da obtenção e da divulgação do conhecimento. Com o Ninna Hub, temos tido uma parceria muito importante com a Universidade e, agora, há a possibilidade de uma parceria muito forte com o Campus de Itapajé. Temos o Amontada Valley, que é um investimento que estamos fazendo para disseminar o empreendedorismo em Amontada", explica Deusmar Queirós.

Segundo o empresário, a ideia é promover um intercâmbio institucional aproveitando a estrutura do campus e a que está sendo criada em Amontada. Com isso, estudantes poderão participar de iniciativas e desenvolver projetos em ambas as unidades, nos moldes do que já ocorre entre a Universidade e o Ninna Hub em Fortaleza. "Queremos capacitar o estudante e ir além, montando uma estrutura que facilite a obtenção de emprego, para que aqueles que passarem pelo Campus de Itapajé e pelo Amontada Valley encontrem onde aplicar isso [que aprenderam]", acrescenta.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

LEGITIMAÇÃO ‒ Para o reitor Cândido Albuquerque, essa aproximação vai dar mais capilaridade e legitimar as ações da UFC em Itapajé e municípios vizinhos. "Queremos, por exemplo, que os nossos alunos possam ser monitores na formação dos técnicos em Amontada, e que os alunos de Amontada possam usar nossos laboratórios, o conhecimento dos nossos professores, para formar técnicos cada vez melhores. Isso significa dar oportunidade a jovens que não teriam uma profissão e podem se tornar técnicos na área de tecnologia da informação, por exemplo. É bom participar disso", pontua o reitor.

A formalização da parceria já existente com o Ninna Hub deverá ser concretizada em breve, com a assinatura de um convênio. Na sequência, serão discutidos os detalhes da cooperação entre Campus de Itapajé e Amontada Valley. A equipe do Ninna foi convidada para visitar o campus no próximo dia 27, quando serão iniciadas oficialmente as atividades acadêmicas.

Também participaram da reunião, por parte da UFC, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, e o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva. Da equipe do Ninna Hub estiveram presentes Francisco Holanda, Gabriella Purcaru, Martonio Mendes e Humberto Lima.