Gratuito e remoto, Hackathon para a Primeira Infância Cearense recebe inscrições até 22/09

Estão abertas, até o dia 22 de setembro, as inscrições para o HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense, maratona de programação que tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento tecnológico e criativo do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil. O evento é gratuito e ocorrerá de 24 a 26 de setembro, completamente on-line.

Os interessados em participar devem ter acima de 18 anos e preencher formulário de inscrição disponível no site do evento. Os participantes podem se inscrever com equipe já formada ou parcialmente formada ou constituir o grupo no próprio evento. São aceitas equipes de três a cinco integrantes com, no mínimo, uma pessoa familiarizada com a área de tecnologia da informação, com conhecimento de linguagens de programação.

Imagem: desenhos de quatro pessoas usando computadores e celulares

Serão mais de 40 horas de maratona com o objetivo de desenvolver soluções centradas no eixo temático do engajamento da sociedade na avaliação da qualidade da educação infantil no Ceará. Para alcançar esse objetivo, as equipes poderão escolher uma das problemáticas apresentadas para trabalhar: potencializando o uso e a interpretação dos dados; a criança como parte ativa do processo de avaliação.

Antes do início da competição, haverá palestras de contextualização sobre o tema e formação de equipes (para quem se inscreveu individualmente ou com equipe incompleta). Todos os competidores receberão certificado de participação e, no caso das equipes vencedoras, certificado de premiação.

Os participantes receberão ainda apoio para prosseguir com a ideia e o protótipo da solução proposta, inclusive com sua aplicação e integração com o desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil. Os vencedores serão incentivados a realizar intercâmbios acadêmicos entre universidades e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (LEPES/USP).

SAIBA MAIS – O Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) com o objetivo de obter avaliações diagnósticas, alinhadas aos Parâmetros da Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. A ideia é que o sistema auxilie os municípios com informações e referências para avançar nas políticas para a educação infantil.

O HackPI Ceará é organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CENPE), e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, e conta com o apoio da Nexos Gestão Pública, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e da Fundação Porticus.

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Dúvida HackPI Ceará”. Mais informações, como edital e cronograma da competição, estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais do LEPES/USP (@lepesusp).

CENPE – Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CENPE) da UFC, núcleo de pesquisa de ponta, é uma unidade multidisciplinar, multidepartamental e multicêntrica que funciona como instituto de ciência de dados aplicada à educação. O objetivo é agregar atores e projetos já envolvidos com a elaboração de políticas educacionais na Universidade, dando mais peso às suas proposições com o uso de tecnologias educacionais, ferramentas estatísticas e recursos computacionais.

À frente do Centro está o Prof. Jorge Lira, docente do Departamento de Matemática da Instituição, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e cientista-chefe da área de educação básica. O CENPE está fisicamente instalado no Centro Integrado de Pesquisas Matemáticas e Computacionais (CIPEMAC), localizado no bloco 918 do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Fonte: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.