Aberta 8ª edição do Simpósio de Direito Internacional da UFC; atividades seguem até sexta (10)

A Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Ceará iniciou, na manhã desta quinta-feira (9), de forma remota, o VIII Simpósio de Direito Internacional da UFC. O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), coordenado pela Profª Tarin Mont'Alverne. A programação segue até sexta-feira (9).

A chefe-adjunta da delegação da União Europeia no Brasil, Ana Beatriz Martins, ressaltou que o simpósio “a cada ano se reafirma como um dos mais importantes eventos na área de Direito Internacional no Brasil”. Ela traçou ainda uma série de possibilidades de cooperação entre Europa, Brasil e Mercosul, citando, por exemplo, o acordo econômico entre a União Europeia e o bloco sul-americano, atualmente em debate.

Imagem: Reprodução da tela de computador com o rosto de alguns participantes do simpósio, em pequenos quadrados distribuídos na tela (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Já o diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Aziz Tuffi Saliba, chamou a atenção para a importância dos temas que serão debatidos no evento e lembrou que, neste ano, o Mercosul completa 30 anos de existência – a assinatura do Tratado de Assunção ocorreu em 1991. Ele destacou os desafios climáticos, ao citar que a década de 2010 a 2020 foi a mais quente já registrada na história, evidenciando o agravamento do aquecimento global.

EVENTO – A programação inclui painéis sobre os seguintes temas: “Os 30 anos do Mercosul: perspectivas e desafios para uma integração sul-americana”, “Conversa com os Parlamentares Mercosulinos”; “O diálogo entre o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos e o Mercosul”; “Relações Mercosul e União Europeia: passado, presente e futuro” e “As questões ambientais nos Acordos Comerciais Bilaterais e Multilaterais”.

Também será ofertado o minicurso “O sistema de Solução de Controvérsias no âmbito da OMC”. Haverá ainda apresentações de trabalhos sobre os temas direito internacional do meio ambiente e direito do mar; direito penal internacional, direitos humanos e humanitário; direito internacional privado, econômico e comércio exterior; direito internacional público e relações internacionais; e direito da integração e União Europeia.

A programação completa e mais informações sobre o VIII Simpósio de Direito Internacional da UFC podem ser conferidas no site do GEDAI ou no perfil do grupo no Instagram.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o evento.

SAIBA MAIS – O Simpósio de Direito Internacional da UFC ocorre anualmente e recebe a participação de pesquisadores, estudantes de graduação, mestres e doutores do Brasil e do mundo. Em sua programação, conta com painéis, workshops, apresentações de trabalhos e minicursos realizados em parceria com o Centro de Excelência Jean Monnet.