Procurar no portal

Alunos de Sistemas e Mídias Digitais produzem vídeos de animação sobre brincadeiras de infância 

Registrar em animações memórias de brincadeiras infantis foi a proposta lançada aos alunos do semestre 2021.1, na disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. O resultado disso foram 12 produções de animação em que estão presentes relatos de brincadeiras infantis ao ar livre e de descobertas marcantes, como aprender a andar de bicicleta, e ainda as primeiras vivências com os jogos eletrônicos. Os vídeos podem ser conferidos gratuitamente pelo público.

A elaboração do material teve início com a narração das memórias em formato textual, que serviu como base para a criação dos vídeos ao fim da disciplina. Na playlist estão os seguintes trabalhos: Além da brincadeira, de Beatriz Mesquita; Jogo de bila, de Francisco Tiago; O caminho, de Gabriel Vieira; Imaginando uma aventura, de Hariel Tenório; Infância, de Laís Sousa; Infância, de Luís Eduardo; O sonho de Júlio, de Marcos Paulo; Velha infância, de Maria Luísa; Entremundos, de Patrick Santiago; Atrepa, de Paulo Serpa; Você consegue, de Robson Oliveira; e Carimba na rua, de Jonathan Monteiro. 

 

O percurso formativo da turma envolveu ainda as fases de leitura, discussão sobre a temática, assistência de filmes sobre o brincar e a brincadeira; e criação do argumento, do roteiro, do storyboard, com inserção de trilha sonora, colorização, edição e montagem das cenas.

O objetivo foi articular o direito ao brincar e à brincadeira, reconhecido na Constituição Federal de 1988 e assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, com as trajetórias de cada estudante, compondo um painel com as diversas infâncias da turma. "Identificamos nas 13 animações produzidas formas muito particulares de viver a infância, na zona urbana ou rural, a pluralidade de brincadeiras apresentadas, bem como a diversidade de técnicas e estéticas utilizadas nas animações", comenta Andrea Pinheiro, professora responsável pela disciplina. 

Imagem: desenhos de dinossauros em campo verde

Na página da Profª Andrea no YouTube,  é possível ver ainda as produções dos anos anteriores.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso Sistemas e Mídias Digitais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300