I Hackathon COGERH-UFC premiará com R$ 20 mil as melhores soluções inovadoras; inscrições abertas até dia 25

Já se encontram abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o I Hackathon COGERH-UFC, parceria da Universidade Federal do Ceará com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). A competição destinará uma premiação de R$ 20 mil aos autores das melhores soluções para os problemas apresentados.

Na próxima segunda-feira (18), às 16h, a iniciativa contará com um evento para o esclarecimento de dúvidas dos interessados na competição, a ocorrer ao vivo no canal da UFCTV no YouTube.

Imagem: solo irrigado nas margens do Açude Castanhão

O hackathon estimula a criação de soluções inovadoras e empreendedoras a partir de problemas reais da companhia. Nesta edição inaugural, foram propostos à comunidade acadêmica dois desafios. O primeiro é "Como implantar sistemas de vigilância eletrônica em áreas isoladas, de difícil acesso/comunicação, com baixo custo de instalação, operação e manutenção?". O outro é "Como desenvolver um modelo capaz de estimar o consumo hídrico das superfícies exploradas com agricultura irrigada, por meio do sensoriamento remoto, para um aprimoramento da medição e da fiscalização em uma área predeterminada pela COGERH?"

O detalhamento de ambos os problemas está descrito no Edital nº 01/2021. Podem participar da competição servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC, em inscrição individual ou de grupos de até quatro pessoas. A inscrição de colaboradores da COGERH será realizada pela própria companhia.

Durante o hackathon, ocorrem atividades de capacitação e de mentoria on-line para que as equipes modelem, de forma conjunta, as propostas de soluções aos desafios abordados. Todos os participantes receberão certificados de participação referente às horas dedicadas às atividades da competição, podendo ser utilizados para progressão por capacitação profissional, no caso servidores, e como comprovação de atividades complementares, para os estudantes.

INSCRIÇÕES – A inscrição deve ser efetuada por formulário eletrônico e não exige solução prévia dos problemas, apenas que seja indicado qual dos desafios previstos o candidato ou equipe candidata irá abordar. A quantidade de inscritos será limitada até a formação de, no máximo, 12 equipes, com cinco integrantes cada (um quinto integrante será incluído em cada uma das equipes selecionadas, sendo este um colaborador/gestor da COGERH).

No caso de inscrição em grupo, é necessário que ao menos um membro se encaixe em um dos seguintes perfis: desenvolvedor ("hacker"), designer ("hipster") ou conhecedor de negócios & gestão ("hustler"). A descrição do que caracteriza cada perfil também pode ser encontrada no edital.

A avaliação das propostas será feita pela comissão julgadora do programa, que analisará as apresentações seguindo três critérios: funcionalidade, aplicabilidade e pitch. Dúvidas sobre a iniciativa devem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O I Hackathon COGERH-UFC é promovido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), em parceria com o Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP/UFC).

Fonte: Coordenadoria de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.