Procurar no portal

Pós-Graduação em Engenharia de Transportes divulga vídeos para facilitar acesso a pesquisas

Apesar de contribuírem para dar respostas a determinados problemas da sociedade, as pesquisas científicas, muitas vezes, possuem uma linguagem técnica nem sempre acessível a pessoas que não são da área do objeto de estudo. Para tornar a pesquisa compreensível a mais pessoas, alguns pesquisadores se utilizam de outros recursos, como produções audiovisuais.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da Universidade Federal do Ceará encontrou nos vídeos a forma de deixar suas pesquisas mais atrativas e acessíveis ao público. O mais recente foi divulgado nesta semana no Instagram do programa. Trata-se de uma animação produzida a partir da dissertação de mestrado de Pedro Henrique Carvalho, defendida no fim do ano passado.

Imagem: Reprodução do vídeo

Em pouco mais de dois minutos, a animação apresenta, em uma linguagem simples, o objetivo e os resultados obtidos na pesquisa. O "Estudo do conforto ao rolamento por meio de sensores de smartphones para sistemas de gerência de pavimentos urbanos" desenvolveu modelos de inteligência artificial capazes de identificar vias urbanas com interferências como buracos e bueiros, por exemplo.

A ideia dos pesquisadores é aproveitar os smartphones (muitas vezes já utilizados como guias de trajetos no trânsito, por exemplo) para também identificar trechos com pavimentos diferentes ou buracos, contribuindo com um banco de dados para ajudar na manutenção e reabilitação de áreas afetadas. 

"Sabe-se que, quando o veículo passa por uma tampa de bueiro saliente ou um buraco, ele tende a vibrar mais e, se o smartphone estiver acoplado ao veículo, seus sensores, como acelerômetros e giroscópios, podem capturar esse movimento", apresenta o vídeo. 

De acordo com o Prof. Francisco Heber Lacerda de Oliveira, orientador do trabalho, as produções audiovisuais são relativamente comuns no PETRAN para a divulgação de trabalhos e pesquisas. 

"Esse vídeo de curta duração, com linguagem acessível e bastante visual, é a forma que consideramos mais viável para divulgar nossas pesquisas ao público não especialista, que, muitas vezes, gostaria de conhecer melhor como fazemos ciência, como desenvolvemos os nossos trabalhos para além da sala de aula, e podem considerar muito difícil ou complicado o entendimento, como costumamos fazer nas divulgações científicas (de revistas e de congressos)", destaca.

No caso específico desse estudo, o vídeo foi uma recomendação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como parte do relatório final da pesquisa financiada pelo Projeto Universal de 2018. Além de Pedro Henrique e Heber Oliveira, participaram da produção alunos da graduação em Engenharia Civil da UFC e o Prof. Saulo Davi Soares e Reis, docente do Departamento de Física da UFC e coorientador da dissertação.

ARTIGO PREMIADO – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC também tem se destacado em produções de artigos científicos. Na última sexta-feira (8), pesquisadores do PETRAN receberam o prêmio de melhor artigo apresentado na 46ª Reunião Anual de Pavimentação de 2021 (RAPV).

O estudo "Análise de correlação entre índices de irregularidade longitudinal e respostas dinâmicas em aeronaves" é assinado pelo mestrando do PETRAN/UFC Lucas Moreira Magalhães, pelo pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Braulio Cossío Durán e pelos docentes Danilo Rinaldi Bisconsini, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Francisco Heber Lacerda de Oliveira, do PETRAN/UFC. 

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Contribuição da Ciência, Tecnologia & Inovação ao Estudo dos Pavimentos Aeroportuários Nacionais: Subsídios Técnico-Científicos às Atividades da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), iniciado em janeiro deste ano com duração de 24 meses. Além da UFC, o projeto, financiado pela ANAC, conta com a participação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outras instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. 

Fonte: Prof. Francisco Heber Lacerda de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300