Na Reitoria, Comissão de Eficiência Energética da UFC realiza primeira reunião

Os membros da Comissão Interna de Conservação, Prevenção e Eficiência Energética da Universidade Federal do Ceará promoveram a reunião de implantação do colegiado em encontro na manhã desta segunda-feira (18) no Gabinete da Reitoria.

Na ocasião, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, apresentou três prioridades para os trabalhos: realizar ações preventivas na rede elétrica, analisar o consumo de eletricidade da Universidade e verificar o funcionamento dos setores e salas de aula – como iluminação, ar-condicionado, Internet e equipamentos – para o retorno adequado das atividades presenciais. "Sei que é difícil, a Universidade é muito grande, mas acho que a comissão tem como fazer isso com planejamento", defendeu o gestor.

Imagem: Reunião com os membros do colegiado ocorreu na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)

A pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães, que também é membra da comissão, informou que, agora, o grupo montará um cronograma de reuniões e atividades para definir as ações que serão feitas nos próximos meses, com apresentação de relatórios trimestrais.

Segundo o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Jody Campos, já há na UFC o Setor de Prevenção e Combate a Incêndios. Ele ressaltou ainda a existência de um contrato de manutenção de extintores, além da realização de ações de vistoria e limpeza dos quadros elétricos.

Participaram ainda da reunião o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, e os membros da comissão: Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto, do Departamento de Engenharia Elétrica; Prof. Eduardo Bedê Barros, do Departamento de Física; José Herculano Soares Júnior, da Prefeitura do Campus do Porangabuçu; e César Rodrigues, técnico da PROPLAD que auxilia a Comissão. O coordenador de Conservação de Energia da UFC Infra, Fabrício da Rocha Leite, foi representado no encontro pelo engenheiro eletricista Antônio José Sousa Dias Jr.

SOBRE A COMISSÃO – A criação desse novo colegiado ocorreu por meio da Portaria da Reitoria nº 256, de 7 de outubro de 2021. De acordo com o documento, a comissão terá caráter permanente e será responsável pelo bom desempenho energético e pela segurança das instalações elétricas da UFC.

O documento lembra que a Universidade já comemorou 67 anos desde sua criação, tendo incorporado à sua estrutura as centenárias Faculdades de Agronomia, Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia, além de ser detentora de um patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e artístico imensurável, com 410 mil metros quadrados de área construída.