Hidrogênio verde: administração e grupo de pesquisadores realizam reunião de acompanhamento

A administração superior e o grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará envolvidos no projeto de implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará realizaram reunião de acompanhamento de ações na manhã dessa terça-feira (19) na sala do Conselho Universitário (CONSUNI).

Imagem mostra pesquisadores e gestão superior reunidos no Conselho Universitário

No início do encontro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou que o objetivo do Governo do Estado com esse projeto é fazer do Ceará uma referência na produção de hidrogênio verde. "Nós temos um desafio muito grande, essa é uma fronteira tecnológica a ser desbravada no mundo inteiro. Tenho absoluta certeza de que os senhores farão isso da melhor maneira possível", afirmou o gestor.

Para isso, foi pedido aos participantes do projeto que planejem, articulem e definam como as pesquisas serão realizadas, preparando-se, assim, para a captação de recursos. Cândido Albuquerque defendeu ainda a necessidade de que o desenvolvimento de toda a tecnologia para a cadeia de produção, armazenamento e transporte de hidrogênio verde no Ceará conte com a participação da UFC, evitando, assim, a mera transposição do conhecimento gerado em outros países.

O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, comentou que há anos se discute o uso de energias renováveis e, agora, o hidrogênio verde aparece como uma grande alternativa neste momento de transição energética com vistas à substituição de combustíveis poluentes. "Este momento, com a liderança do Prof. Cândido, é importante para fazer essa reflexão de que temos que trabalhar unidos", asseverou.

Na avaliação do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, em razão da corrida internacional para a produção desse combustível, é preciso se antecipar e desenvolver as pesquisas antes mesmo do plano diretor do hub ser concluído a fim de fechar parcerias com empresas do setor. "O mundo todo está correndo atrás disso e a gente não vai poder esperar", comentou.

Imagem mostra o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, falando para os convidados

Durante o encontro, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica André Bueno apresentou pesquisa, que vem sendo realizada na UFC desde 2009, de produção de energia tendo o hidrogênio como fonte. "Somos capazes de gerar 100 Kwh [de energia a partir do hidrogênio] dentro do nosso laboratório no pico [de produção]", informou. Além disso, a unidade também já trabalha em projeto-piloto que prevê o uso da rede da CEGÁS para transporte do hidrogênio. "Não devemos pensar só na exportação, podemos também atuar na descarbonização da indústria cearense", exemplificou.

Participaram da reunião o diretor do Parque Tecnológico da UFC, Fernando Nunes, que coordena a equipe de pesquisadores da Universidade envolvidos no projeto; e os professores Diana Azevedo, vice-diretora do Centro de Tecnologia; Tarin Mont'Alverne, da Faculdade de Direito; Rodrigo Silveira Vieira, chefe do Departamento de Engenharia Química; Murilo Luna e Moisés Bastos Neto, do Departamento de Engenharia Química; Fernanda Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental; Carla Freitas de Andrade, do Departamento de Engenharia Mecânica; Demercil de Souza Oliveira Júnior e Dalton de Araújo Honório, do Departamento de Engenharia Elétrica; Márcia Zabdiele e Cláudio Leopoldino, do Departamento de Administração, além do coordenador do Plano Diretor do Hub de Hidrogênio Verde, Antônio Miranda.

SOBRE O HUB – O Governo do Ceará trabalha na articulação para implantar um hub de produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise, com uso de fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio dessas energias limpas, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – fone: (85) 3366 7333 (WhatsApp) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.