Índice de Governança da UFC dobra em quatro anos e atinge maior pontuação da série histórica

O Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (iGG) da Universidade Federal do Ceará (UFC) atingiu a marca de 69,6%, o que representa mais que o dobro do registrado em 2017 (34%) e quase 40% de crescimento em relação a 2018 (51%). Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (20/10) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Imagem de gráficos em fundo azul mostrando a evolução dos índices da UFC

"De forma geral, houve uma evolução em todos os níveis de avaliação da administração pública na Universidade", afirmou o titular da Secretaria de Governança da UFC, Prof. Cláudio Marques, ao apresentar os dados durante a 3ª reunião do Comitê de Governança da UFC, com a presença de integrantes da administração superior e de interlocutores das unidades administrativas e acadêmicas.

Foram compartilhados ainda dados de indicadores específicos. O Índice de Governança Pública (iGOV PUB) subiu de 0,25 (2017) para 0,81 (2021); o Índice de Governança e Gestão de Pessoas (iGOV Pessoas), de 0,28 (2017) para 0,52 (2021); o Índice de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação (iGOV TI), de 0,42 (2017) para 0,55 (2021); e o Índice de Governança e Gestão de Contratações (iGov Contrat), novo indicador criado em 2021, alcançou 0,78 de pontuação.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, parabenizou toda a equipe envolvida no trabalho. "Essa é uma conquista coletiva, acima de tudo demonstra o grau de comprometimento de cada um de nós na implantação de uma prática de integridade", comentou.

O gestor ressaltou ainda os elogios feitos pelo ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes às ações de governança da UFC durante visita de comitiva do Tribunal no dia 7 de outubro. Para Cândido Albuquerque, iniciativas da UFC na área, como a criação dos Painéis Estratégicos, são um exemplo na administração pública, mostrando o compromisso da Instituição com a transparência e a eficiência na utilização dos recursos públicos.

Imagem mostra participantes da reunião virtual

Já o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, destacou o empenho da equipe envolvida na montagem da apresentação para a comitiva do TCU. "Preparamos um material com muita transparência, mostrando o que a Universidade tem em relação à governança e o nosso compromisso com a administração pública", disse.

Durante a reunião, também foi debatido o andamento do Relatório de Gestão 2021 para prestação de contas ao TCU; apresentado o monitoramento trimestral do PDI; e aprovado o projeto de inclusão do Gabinete do Reitor na lista de processos prioritários da gestão de riscos.