Procurar no portal

Centralidade da ciência e das universidades é destaque em palestra de abertura da Semana do Servidor UFC 2021

Em transmissão realizada pelo canal do Conexão UFC no YouTube na manhã desta segunda-feira (25), foi aberta oficialmente a Semana do Servidor UFC 2021, evento promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em alusão ao Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Com apresentação da música "Jardim da fantasia (bem te vi)", de Paulinho Pedra Azul, o coral do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), regido pela maestrina Cléria Rocha e pelo maestro Orlando Leite, foi a atração cultural da cerimônia. O grupo é formado por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, além de membros da comunidade externa.

O momento musical foi seguido da saudação do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, que manifestou o prazer em participar de mais uma edição da Semana do Servidor UFC. "Esse evento é o carro-chefe da nossa programação anual, sempre trabalhado com muita humanidade e cuidado por nossa equipe, com o objetivo de valorizar o compromisso do nosso corpo funcional, que é diretamente responsável por tornar a UFC uma referência nacional, conquistando e alcançando resultados positivos para a nossa sociedade", apontou.

Imagem: mosaico com fotos de homens e mulheres de diversas idades cantando no coral do PAAP

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, também falou ao público do evento, destacando a ocasião para as comemorações pelo Dia do Servidor Público. “Esse momento é singularmente importante porque a nossa Universidade, a partir dos nossos servidores, deu uma demonstração de força, união, grandeza e solidariedade impressionantes durante a pandemia de covid-19", salientou.

O gestor registrou ainda a produtividade intelectual e a empatia do corpo funcional da UFC durante a crise sanitária provocada pelo coronavírus. "Apesar de tudo que sofremos, a Universidade sai dessa tragédia humana mais forte e mais determinada graças a seus servidores. É muito justo que façamos hoje uma reverência a todos vocês pelo trabalho que desenvolvem. Deixo meu abraço, meu carinho e, sobretudo, minha admiração por tudo que têm feito pela UFC, pelo Ceará e pelo Brasil", concluiu o Prof. Cândido Albuquerque.

CENTRALIDADE DAS UNIVERSIDADES – Sob mediação da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, e da titular da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da PROGEP, Ana Paula Oliveira de Carvalho, a programação da abertura da Semana do Servidor UFC 2021 teve sequência com a palestra que traz o tema do evento: "Empatia e solidariedade: coragem para acreditar no amanhã".

Ministrada pelo médico sanitarista e ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, a apresentação foi desenvolvida em torno dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, que, para o palestrante, representou um momento sem precedentes, em termos de comoção e perdas, na história da humanidade.

Diante das adversidades enfrentadas na pandemia enquanto gestor máximo da capital cearense, Roberto Cláudio falou sobre o papel de manter as equipes de servidores municipais motivadas nas suas funções. "Nesses momentos de crise, há uma dimensão da humanidade que fala mais alto e dá sentido e propósito para nossa própria existência. Isso era fundamental, por exemplo, para as equipes de saúde, que corriam um risco enorme de ser contaminadas. É preciso ter estímulo, propósito, liderança, mas havia algo maior, que era um propósito de humanidade e solidariedade", explicou.

Imagem: foto do ex-prefeito Roberto Cláudio em destaque e, ao lado direito, fotos de Telma Araújo, intérprete de libras e reitor Cândido Albuquerque

Formado em Medicina pela UFC, Roberto Cláudio também enfatizou o papel determinante das instituições científicas e de ensino superior no enfrentamento da pandemia. "A Universidade caminhou de mãos dadas com os demais órgãos públicos. Num momento como esse, a ciência vira pauta popular e não há sociedade evoluída sem a centralidade das universidades. Sempre que a ciência e a educação são centrais nas sociedades, há um ganho civilizatório", defendeu o ex-prefeito.

A transmissão completa da abertura da Semana do Servidor UFC 2021 está disponível no canal do Conexão no YouTube.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – Ainda nesta segunda-feira (25), a programação da semana tem como destaque, a partir das 16h, a segunda edição da série TAES na Pesquisa, que contará com apresentação da produção acadêmica de servidores técnico-administrativos da UFC. A ação será transmitida também pelo canal do projeto Plurissaberes no YouTube.

Na terça-feira (26), das 9h30min às 12h30min, a Tenda para Saúde será montada na Reitoria da UFC para vacinação contra a H1N1 e para as consultas médicas dos servidores dos campi de Fortaleza que aderiram aos Exames Periódicos 2021.

No dia 27 (quarta-feira), às 14h, haverá certificação dos servidores docentes e técnico-administrativos com 10, 20, 30, 40 e 50 anos de trabalhos prestados à UFC. Na mesma ocasião, será lançado o Programa de Desenvolvimento de Gestores, iniciativa da PROGEP que vai ofertar trilhas de aprendizado e ciclos de palestra nas diversas competências necessárias para a formação permanente dos gestores lotados em unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Servidores que tiveram textos selecionados no II Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2021, promovido em parceria com a Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC), receberão os exemplares da coletânea Travessia – volume 2, na mesma solenidade.

Palestras, rodas de conversa, oficinas e workshops também estão previstos na programação do evento. Com temas como educação financeira; acessibilidade e inclusão; comportamento sustentável; linguagem simples; empreendedorismo; mulheres e trabalho; perdas e luto na literatura; diversidade sexual; letramento digital e inovação na gestão de equipes, as atividades procuram contemplar a diversidade do público do evento.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300