Seara da Ciência fará entrega da primeira Medalha Rubens de Azevedo de Divulgação Científica na sexta-feira (29)

A solenidade de entrega da primeira edição da Medalha Rubens de Azevedo de Divulgação Científica ocorrerá na próxima sexta-feira (29), às 15h, no Teatro da Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza. A cerimônia integra o programa de comemorações do centenário de nascimento do astrônomo e professor cearense Rubens de Azevedo (1921-2008), que se destacou também como historiador, geógrafo, escritor, poeta, pintor e desenhista.

O diretor da Seara, Prof. Ilde Guedes, explica que os organizadores decidiram divulgar o nome e apresentar o homenageado com a medalha apenas por ocasião da solenidade. Sem estragar a surpresa, ele adianta que o primeiro a receber a honraria é "um dos pioneiros da divulgação científica da UFC e dedicou grande parte de seu tempo à criação e consolidação da Seara da Ciência".

Imagem: A Medalha Rubens de Azevedo foi criada para homenagear quem contribui para a divulgação científica no Ceará (Imagem: Divulgação)

Criada pela Seara da Ciência e pelo Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a medalha tem a intenção de "agraciar aqueles que contribuíram de forma significativa para a divulgação científica em nosso Estado", de acordo com o Prof. Ilde. "Costumo dizer que o fato não é que as pessoas em geral não gostem de ciência, as pessoas nem conhecem ciência, então a tarefa da Seara é levar o máximo de conhecimento científico numa linguagem muito acessível, para o grande público, esse é nosso mister e maior desafio", explica.

Nada melhor, então, segundo o diretor, que homenagear aqueles que "dedicaram boa parte de suas vidas a essa tarefa muito complicada que é simplificar o linguajar científico e tentar levar a informação de maneira mais simples, mais lúdica, mais didática ao público em geral", reforça.

Após a entrega da medalha, a programação prossegue, às 16h, com a palestra "Breve história da astronomia no Ceará", a ser ministrada pelo Prof. Demerval Carneiro, diretor do Planetário Rubens Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência.

A programação do centenário de Rubens de Azevedo na Seara conta com a participação da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia. Entre os convidados do evento estarão autoridades da UFC, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Seara da Ciência, além de familiares e amigos de Rubens de Azevedo e do homenageado.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.