Learn: Instituto UFC Virtual lança plataforma de cursos on-line, gratuitos e abertos ao público

O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, lançou a Learn, plataforma virtual de cursos EAD voltada para formações rápidas, no estilo MOOC (curso on-line aberto e massivo, em tradução livre). As formações, produzidas por professores e servidores técnico-administrativos da Universidade, são gratuitas e abertas ao público.

A plataforma "tem o objetivo de oferecer aos servidores docentes e técnico-administrativos que sejam ávidos em fomentar e compartilhar conhecimentos um espaço adequado para que o seu curso possa ser disponibilizado gratuitamente, facilitando a disseminação do conhecimento", explica o Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual.

Imagem: ilustração com pessoas conversando on-line

O sistema foi desenvolvido pela equipe do Instituto UFC Virtual utilizando tecnologia de conteinerização, que oferece maior escalabilidade (capacidade que um sistema possui de crescer atendendo às demandas sem perder a qualidade) e desempenho para os cursos, permitindo que diversos alunos possam utilizá-la simultaneamente, sem que haja lentidão ao carregar páginas ou executar tarefas na plataforma.

Para realizar um dos cursos, o interessado deve se cadastrar na plataforma, conforme exemplificado no tutorial disponibilizado pelo Instituto no YouTube, selecionar uma das categorias e, em seguida, a formação de interesse. Após a inscrição, o aluno terá acesso às aulas e às atividades propostas.

Para incluir um curso no ambiente virtual, o servidor da UFC deve se cadastrar na plataforma e, em seguida, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o número SIAPE, um resumo e o público-alvo da proposta. Após o envio, a equipe do Instituto UFC virtual analisará o conteúdo proposto para verificar se a formação se adequa ao que é esperado para cursos massivos.

Ouça também notícia da rádio Universitária sobre a Learn

CURSOS – "A plataforma apresenta uma diversidade de eixos temáticos e um ambiente democrático de conhecimento; está destinada a todo o público em geral", informa o Prof. Gabriel Paillard. Até o momento estão disponíveis cursos nas categorias livres, gamificados, de capacitação interna e de desenvolvimento web, conforme listados a seguir. A descrição detalhada de cada um deles está disponível na plataforma.

Cursos Livres:
– Criar, programar e jogar - Criando jogos digitais
– Desenvolvendo o raciocínio lógico - Matemática com programação de forma lúdica
– Educação em ação contra o Aedes aegypti
– Luz, câmera e criação: como fazer vídeos digitais para redes sociais

Cursos Gamificados:
– Big Data - Conceitos e Definições - Versão Game

Cursos de Capacitação Interna:
– Introdução à Língua Estrangeira - Inglês I
– Power BI - Fundamentos

Curso de Desenvolvimento Web:
– Introdução ao Java Script.

Fontes: Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Paulo de Tarso Cavalcante Pequeno Filho, chefe do setor de Tecnologias Digitais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.