Procurar no portal

UFC está entre as 10 universidades brasileiras indicadas ao Startup Awards 2021

A Universidade Federal do Ceará está entre as 10 universidades brasileiras indicadas ao Startup Awards 2021, um dos prêmios mais relevantes do ecossistema brasileiro de startups. Promovida pela Associação Brasileira de Startups, a premiação visa prestigiar os agentes mais importantes do ano no cenário de empreendedorismo digital brasileiro, classificados em 15 categorias.

Imagem: Startups Awards

Os indicados foram selecionados através de voto popular e a escolha das pessoas e empresas finalistas e vencedoras é feita pela Academia. Entre as categorias estão Hub de Inovação; Aceleradora; Investidor ou Investidora Anjo; Impacto Social; Herói ou Heroína do Ano; Startup Revelação; Startup do Ano e Universidade.

A UFC concorre ao prêmio de Universidade do ano, dirigido para instituições tradicionais de ensino que tenham em sua grade curricular conteúdo ou áreas voltadas para a educação empreendedora no mercado de inovação e startups. A Instituição foi classificada por ter realizado projetos de fomento à criação ou ao desenvolvimento de startups no período de agosto de 2020 a agosto de 2021; ter iniciativas relevantes de educação empreendedora; e por ter colaborado com a comunidade de startups local.

Para o Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e fundador do Centro de Empreendedorismo da UFC, "a indicação fortalece a imagem da Universidade como uma instituição que estimula a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e de parceiros do ecossistema de empreendedorismo inovador do Estado do Ceará, servindo de exemplo positivo para outras instituições de educação superior brasileiras".

INICIATIVAS ‒ A UFC desenvolve ações na área de empreendedorismo desde 2014. Alguns exemplos são o Centro de Empreendedorismo (CEMP), o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus de Quixadá e o Parque Tecnológico (PARTEC).

Além dessas, nos últimos dois anos a UFC tem investido ainda mais em ações de apoio ao empreendedorismo e à inovação, foco da atual gestão da Universidade. Exemplos dessas ações são o Empreende UFC, programa de concessão de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador; o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI); e o Hackathon Inovando UFC.

A Universidade também dispõe de parcerias estratégicas com importantes instituições cearenses, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e o NINNA Hub de Inovação, bem como de uma base consolidada de mais de 30 empresas juniores nos diversos campi da UFC na Capital e no Interior.

Todas as iniciativas são apoiadas institucionalmente pelas coordenadorias de Empreendedorismo e Inovação Institucional da PROINTER, pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300