Reunião entre UFC, EBSERH e Prefeitura de Fortaleza discute gestão hospitalar e projetos em comum para a área da saúde

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (26), no Paço Municipal, representantes da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) encontraram-se para discutir projetos em comum para a área da saúde e pautar a renovação da contratualização para repasse de recursos do Sistema Único de Saúde aos hospitais de ensino do Complexo UFC/EBSERH: o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

Pela UFC, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Bittencourt de Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; o superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, e o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo Coelho Filho.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque e prefeito Sarto Nogueira (ao centro) reúnem-se com gestores da Universidade, da EBSERH e da Secretaria Municipal de Saúde, no Paço Municipal, para discutir projetos em comum na área da saúde. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Pela Prefeitura de Fortaleza, além do prefeito José Sarto Nogueira, participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite; a coordenadora de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria das Ações e Serviços de Saúde (CORAC) da SMS, Alessandra Pimentel de Sousa; a gerente de Controle e Avaliação da SMS, Helena Paula Guerra; e a gerente de Contratualização da SMS, Cristiane Mourão.

Para o reitor Cândido Albuquerque, a assistência em saúde é o principal braço extensionista da Universidade. Ele disse ser importante não só manter como estender o espectro de atuação das unidades hospitalares da UFC, referência nacional em procedimentos complexos como tratamento oncológico e transplantes de órgãos. "Como o próprio nome já diz, a UFC possui um Complexo, uma estrutura organizacional de grande amplitude, que precisa da articulação entre os vários poderes (municipal, estadual e federal) para funcionar com excelência. Nossa população precisa disso, e essa aproximação com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, notadamente com a postura ativa do nosso prefeito José Sarto, é extremamente benéfica", comentou.

De acordo com o prefeito Sarto Nogueira, a reunião demonstra o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em estabelecer diálogo com a Universidade a fim de desenvolver políticas que visem à melhor prestação de serviços de saúde. "Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estamos dialogando com as equipes do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, que prestam serviços de grande relevância em Fortaleza. Estamos fortalecendo o relacionamento institucional para estabelecer parcerias e, assim, ampliar o acesso qualificado aos atendimentos de saúde pela população", afirmou.

A Faculdade de Medicina (FAMED), envolvida intensamente com as unidades do Complexo Hospitalar em atividades da graduação, da pós-graduação e de residências médicas, fez-se representar pelo Prof. João Macedo Filho. Para ele, foi bastante frutífera a oportunidade de reunir Reitoria, Direção da FAMED e Superintendência da EBSERH com as instâncias municipais para discutir projetos-chave na área. "Há muitos interesses em comum, destacando-se a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Campus de Porangabuçu; parcerias para qualificação dos cenários de práticas em unidades de atenção primária em saúde; parcerias para qualificar o atendimento de pacientes no Complexo Hospitalar e melhor atender às necessidades de ensino e pesquisa, dentre outros", citou.

O superintendente  do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, reconheceu que os hospitais universitários têm fortalecido de uma forma muito significativa a relação com a Secretaria Municipal de Saúde. "Nós esperamos que o estreitamento das relações e a melhoria da regulação dos pacientes de Fortaleza para nossos hospitais se traduzam também na melhoria financeira firmada na contratualização que precisamos ter para que os serviços hoje ofertados e a formação dos profissionais em saúde sejam mantidos com a qualidade absolutamente necessária que a população precisa", disse, acrescentando que ficou perceptível a sensibilidade do prefeito aos ajustes necessários. "Estamos confiantes nas próximas etapas dessa parceria", finalizou.