DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: sejamos a mudança que desejamos ver nas instituições

A Lei Federal n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dispositivo-guia do regime jurídico dos servidores da União, deixa nítido que, para efetivação de seu exercício, o servidor público deverá apresentar assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. É inquestionável que tais virtudes são o que se espera de um bom servidor. Habilitado, porém, o novo profissional em caráter definitivo, que outros atributos pesarão para o desenvolvimento de uma carreira ética, plena e frutífera? Destacaríamos três: a solidariedade, a empatia e o espírito de humanidade, qualidades essas que comunicam a quintessência da nossa Semana do Servidor em 2021, "Empatia e solidariedade: coragem para acreditar no amanhã".

Imagem: Foto da Reitoria

Os momentos de crise, sejam eles individuais ou coletivos, trazem à nossa experiência provações inesperadas e muitas vezes inéditas, rompendo com a estabilidade, palavra tão cara ao universo semântico do serviço público. Tal ruptura com o conhecido faz com que, visando à superação dos desafios interpostos, precisemos nos reinventar, rever métodos, recalcular a rota.

O momento atual é um grande exemplo disso: apesar de penoso, devido às numerosas perdas humanas e fissuras em nossa economia, este biênio de pandemia veio também provar a grandeza e a retidão do setor público, conforme atestam nosso dia a dia na Universidade Federal do Ceará e endossam relatórios de diversos organismos internacionais.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, afirmou em nota técnica que servidores públicos mundo afora têm desempenhado papel de liderança na resposta à pandemia: “Os servidores públicos são heróis nesta crise. Eles mantêm os sistemas médicos funcionando, as famílias em segurança, encontram novas maneiras de lidar com impactos econômicos e sociais sem precedentes, mantendo as empresas em funcionamento e lidando com severos picos de desemprego”.

Sem nos deixar envaidecer pelo brio desse senso de heroísmo, é à UFC (e à sociedade que a legitima e financia) que nós, servidores de seus quadros, dedicamos a expertise de nossa capacitação, nossa energia e motivação diárias e a própria materialidade de nossa vocação – servir ao povo, liderar a inovação e personificar as mudanças que queremos ver nas instituições públicas.

Sabendo que são as pessoas o patrimônio maior de uma instituição viva como a UFC (que, se uma cidade fosse, equivaleria a um município de médio porte, com seus mais de 42 mil membros em comunidade), comemoramos esta efeméride com um sentimento de reforço do nosso compromisso. Compromisso por mais transparência e acurácia na gestão dos recursos públicos, ilustrado pelo fortalecimento de nossa governança, elogiada recentemente por órgãos de controle; compromisso por uma união de forças que estimule e projete a UFC rumo aos mais altos patamares de excelência em ensino, pesquisa e produção de saber; compromisso com o social, cuidando cada vez melhor das pessoas assistidas pela extensão universitária.

Temos ciência de que os compromissos são muitos, inumeráveis, e é por isso mesmo que desejamos seguir, neste Dia do Servidor e sempre, em clima de renovação de votos com a Universidade que amamos.

Feliz Dia do Servidor Público!

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque ‒ Reitor
Prof. José Glauco Lobo Filho ‒ Vice-reitor