UFC e Prefeitura de Fortaleza montam grupo de trabalho para discutir pós-graduação de professores da rede básica

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME) realizaram reunião na manhã desta quinta-feira (28), na Reitoria, visando discutir a celebração de convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Fortaleza para formação de professores.

Imagem: Da esquerda para a direita, participaram da reunião o Prof. Rodrigo Porto (PRPPG), Osvaldo Melo Negreiros Filho (SME), Germânia Medeiros (UAB) e o reitor Cândido Albuquerque (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O projeto está relacionado ao Observatório da Educação, que vai oferecer mil vagas de mestrado e doutorado para professores da rede municipal. O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque comprometeu-se a dar todo apoio, e celebrou a possibilidade de parceria: “Estamos falando em qualificar professores do ensino fundamental. Isso é fantástico!”

Na reunião, foi fechado um grupo de trabalho para discutir os termos do convênio e debater, com a SME, o conteúdo programático dos cursos que vão ser oferecidos. "Não propomos a reserva de vagas, mas o financiamento de pesquisas", comentou a coordenadora do Polo Fortaleza da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Germânia Medeiros. Ela ressaltou a importância da construção conjunta do projeto pedagógico desses cursos, pois o objetivo é investigar a realidade da rede municipal de educação e avaliar o que pode ser aperfeiçoado.

Participaram também do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o diretor do Centro de Excelência em Políticas Educacionais, Prof. Jorge Lira; os representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Augusto Macedo, Veridiana Rosa e Luana Sombra; e o coordenador pedagógico de Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Melo Negreiros Filho.

Imagem: Participaram também do encontro o vice-reitor Glauco Lobo; o Prof. Jorge Lira (CEnPE); e Augusto Macedo, Veridiana Rosa e Luana Sombra, da PROPLAD (Foto: Ribamar Neto/UFC)