Prorrogadas até dia 30 inscrições em programa de inclusão no mercado de trabalho para jovens com espectro autista

Foram prorrogadas, até o dia 30 de novembro, as  inscrições de jovens que estão no espectro autista para o Programa de Qualificação Profissional e Inclusão de Jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Mercado de Trabalho, uma realização do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) da Universidade Federal do Ceará. Podem participar pessoas de 18 a 29 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou ensino superior e que apresentem diagnóstico/avaliação terapêutica ou sinais e sintomas do TEA.

Os interessados deverão preencher formulário de inscrição disponível no site do NUTEP. A seleção oferta 100 vagas e constará das seguintes etapas: análise das inscrições, em que serão observados aspectos como idade, situação escolar, diagnóstico do TEA e participação em intervenções terapêuticas; avaliação da apresentação das motivações em participar do Programa; e entrevista, que considerará os critérios de elegibilidade e a classificação do autismo.

Imagem: desenho de um quebra-cabeça em dois tons de azul e dois bonecos, fenótipos de mulher e homem, tentando montá-lo

O Programa oferece avaliação médica, terapêutica e vocacional para que as oportunidades de trabalho sejam captadas e direcionadas de acordo com o perfil e as habilidades do jovem. "Todos os beneficiários terão acompanhamento psicológico e vocacional durante a vigência do Programa (12 meses) para que o processo de adaptação e manutenção do emprego seja bem-sucedido por meio do alcance dos desafios e metas dos planos individuais de desenvolvimento", destaca Kathleen Xavier, coordenadora da iniciativa.

De acordo com ela, o NUTEP também realizará treinamentos nas empresas parceiras e acompanhará semanalmente o jovem no local de trabalho para dar suporte às atividades de capacitação e inclusão. Além de psicólogos clínicos e vocacionais, compõem ainda a equipe multiprofissional do Programa: médico neurologista, terapeuta ocupacional, assistente social e tutor com formação na área de acompanhante terapêutico.

Mais informações estão disponíveis no edital da seleção e no aditivo de prorrogação das inscrições. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone/whatsApp: (85) 98128 7764.

Leia mais: NUTEP realizará projeto de inserção de jovens autistas no trabalho; docentes da UFC analisam empresa alemã com funcionários com TEA

Fonte: Kathleen Xavier, coordenadora do Programa de Qualificação Profissional e Inclusão de Jovens com TEA no Mercado de Trabalho – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.