Seara da Ciência confere primeira Medalha Rubens de Azevedo ao Prof. José Evangelista Moreira

A Seara da Ciência, coordenadoria de divulgação científica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, conferiu a Medalha Rubens de Azevedo ao Prof. José Evangelista Moreira, docente aposentado da UFC e importante entusiasta da divulgação científica no Ceará. A comenda foi entregue pela primeira vez durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (29), no teatro da Seara da Ciência, no Campus do Pici. Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Criada pela Seara da Ciência e pelo Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a medalha tem a intenção de "agraciar aqueles que contribuíram de forma significativa para a divulgação científica em nosso Estado", explica o Prof. Ilde Guedes, coordenador da Seara da Ciência. Estiveram presentes na cerimônia a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Dárcio Teixeira; e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Prof. José Wally Menezes.

Durante a fala de abertura, o Prof. Ilde Guedes ressaltou a importância do Prof. José Evangelista Moreira para a criação da Seara da Ciência e para a divulgação científica no Ceará, e aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de um memorial sobre Rubens de Azevedo, semelhante ao dedicado a Rodolfo Teófilo, instalado na entrada da Seara. "Nós queremos dar algo em troca para ele e para a sua família", declarou.

Ao receber a condecoração, o Prof. José Evangelista Moreira externou a gratidão por obter reconhecimento de seus colegas de vida e de profissão. "É uma homenagem muito importante para mim, porque vem de amigos. E homenagem de amigo vale muito mais do que a de poderosos", afirmou.

HOMENAGEADO ‒ O Prof. José Evangelista Moreira possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1960), mestrado em Física pela University of Illinois (1964) e doutorado em Física pela University of Copenhagen (1975). Foi docente da UFC com atuação nas áreas de Física, com ênfase em óptica, principalmente nos seguintes temas: transições de fase, efeito Raman, espalhamento de luz em sólidos e soluções coloidais. Trabalhou também com redes neurais artificiais e sistemas complexos. Atuou por décadas com divulgação científica na Seara da Ciência da UFC e atualmente é professor titular aposentado da UFC.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.