NOTA DA REITORIA: Um ano sem Paulo Bonavides

Na execução de sua missão implacável, neste sábado (30), o tempo está a nos lembrar da celeridade dos dias e de que, há um ano, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) perdia o Prof. Paulo Bonavides. Aos 95 anos, o catedrático partiu deste plano, deixando o legado vastíssimo de sua obra jurídica e um ideário inspirador, frutos de uma vida inteira dedicada ao estudo da política, do constitucionalismo e do progresso republicano e democrático.

Imagem: Prof. Paulo Bonavides, trajado em terno cinza e camisa branca, em reunião no Gabinete do Reitor. (Foto: Viktor Braga)

O apreço pelas palavras levou o paraibano – natural do município de Patos (PB) –  a iniciar a vida como jornalista, dedicando suas linhas ainda adolescentes ao jornal O Povo, de Demócrito Rocha. Aos 18 anos, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde conquistou o título de bacharel em 1948. Foi extensionista em Sociologia Jurídica na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde se qualificou entre 1944 e 1945.

O magistério entrou em sua vida por meio da oportunidade de lecionar sociologia no Instituto Justiniano de Serpa, em Fortaleza. Na Faculdade de Direito da UFC, onde já havia obtido Livre Docência com a tese Dos Fins do Estado, ingressou como professor em 1956, assumindo a disciplina Teoria Geral do Estado neste hoje centenário curso de graduação e de Filosofia do Direito na pós-graduação da área, criada em 1978. Foi ainda professor do Seminário Românico da Universidade de Heildelberg, na Alemanha.

Com ampla e aprofundada obra bibliográfica (com destaque para Do Estado Liberal ao Estado Social, de 1961, e Constituinte e Constituição, de 1986), Paulo Bonavides liderou a discussão de questões político-constitucionais nas últimas sete décadas, conquistando admiração internacional e o título de "príncipe do constitucionalismo da língua portuguesa". Formou gerações de estudantes, inclusive este reitor que vos fala, e influenciou de modo inquestionável a cena acadêmica e pública nacional.

Nossa Universidade, asseguramos, jamais o esquecerá; ademais, eternizará sua memória ainda presente, concedendo seu nome ao prédio originário da Faculdade Livre de Direito do Ceará, hoje Faculdade de Direito da UFC. Ainda enlutados, celebremos a riqueza de seu pensamento, mantendo viva sua contribuição junto às gerações futuras.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

Reitor da Universidade Federal do Ceará