Edição comemorativa dos 20 anos do livro "Linha Férrea", da Profª Tércia Montenegro, é lançada

O livro Linha Férrea, de Tércia Montenegro, professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, teve edição especial lançada em alusão aos 20 anos de sua primeira publicação. A obra integra a coleção Grua Guarda, que traz livros de literatura brasileira publicados há pelo menos 10 anos e que estavam fora de catálogo. Exemplares podem ser adquiridos no site da Editora Grua.

Publicado originalmente em 2001 como vencedor da categoria conto do Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido no ano anterior pela revista CULT, Linha Férrea reúne contos que, conforme a sinopse do livro, trazem histórias sobre "um vizinho malcriado, o instantâneo de um homem que descansa em frente ao mar, um casal e suas distâncias numa mesa de restaurante, uma menina e os significados da casa da avó".

Imagem: capa do livro de Tércia Montenegro com ilustração do perfil de um rosto

SOBRE A AUTORA – Tércia Montenegro nasceu em 1976, em Fortaleza. Além de professora da UFC, é também fotógrafa. Em 1999, ganhou a Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão, da Biblioteca Nacional, e em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. O tempo em estado sólido (2012) foi selecionado na Temporada de Originais da Grua, sendo finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom. Também é autora dos romances Turismo para cegos (2015), laureado com o prêmio Machado de Assis, e Em plena luz (2019). Tércia escreveu ainda histórias voltadas para o público infantojuvenil e tem contos traduzidos para o espanhol, francês, inglês, alemão e finlandês, integrando várias antologias nacionais e estrangeiras.

Fonte: Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC