Procurar no portal

UFC e empresas B3, BLK e Portal de Documentos lançam programa de capacitação em tecnologias inovadoras

A Universidade Federal do Ceará fechou parceria com a B3, bolsa de valores do Brasil, e suas empresas coligadas BLK e Portal de Documentos, com sede em São Paulo, para uma iniciativa inovadora de formação e qualificação: o mandacaru.dev, que tem o objetivo de lapidar talentos do sertão cearense na tecnologia da informação para atuação no mercado financeiro nacional.

A primeira edição do programa contará com três módulos de curso de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras, com aulas agendadas para iniciar já em novembro, a partir do dia 20. O primeiro módulo, denominado Bromélia, será totalmente remoto e cobrirá os fundamentos de machine learning durante oito encontros, com quatro horas cada, realizados aos sábados entre 9h e 13h.

Imagem: flyer de divulgação da iniciativa

Um dos objetivos da ação é diminuir o déficit que existe atualmente de profissionais da computação e tecnologia em empresas de diferentes áreas, inclusive no mercado financeiro, apresentando aos talentos existentes no Ceará as oportunidades de trabalho nesse mercado.

As aulas serão realizadas por meio do Microsoft Teams, ministradas por professores da UFC especializados na área. Além disso, toda a capacitação será fundamentada na aprendizagem baseada em desafios com problemas reais, contando ainda com mentores das empresas B3, BLK e Portal de Documentos.

Também haverá, mensalmente, a realização de lives especiais com convidados e profissionais das empresas parceiras, para discutir temas pertinentes à construção de carreiras em tecnologia da informação.

Podem se inscrever no primeiro módulo estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade matriculados em 2021.2, desde que tenham sido aprovados nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e Programação Orientada a Objetos. É necessário ter conhecimento prévio em Python, Java e Git.

No primeiro módulo, para o Campus de Crateús, são disponibilizadas 10 vagas, enquanto os demais terão seis vagas cada (contando com Fortaleza, Quixadá, Russas, Sobral e UFC Virtual).

Assista ao vídeo promocional do mandacaru.dev:

CALENDÁRIO E LIVE – As inscrições para o mandacaru.dev estarão abertas das 6h do dia 8 de novembro até as 18h do dia 10. Os interessados devem acessar o site oficial do projeto para se inscrever. A divulgação dos alunos aprovados será feita no dia 16 de novembro.

Haverá ainda uma live oficial de lançamento, no dia 6 de novembro, às 10h, oportunidade para apresentação do projeto e também para esclarecer dúvidas. O evento será realizado no perfil oficial da UFC no Instagram (@ufcinforma).

Mais informações sobre o mandacaru.dev, como conteúdo programático e edital, estão disponíveis no site oficial do projeto.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a iniciativa

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, docente do Campus da UFC em Crateús e coordenador do mandacaru.dev – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300