MAUC recebe mostra com fotos de crianças palestinas em campos de refugiados no Oriente Médio

Com fotos de crianças palestinas em campos de refugiados na Turquia, no Líbano e na Síria, países localizados no Oriente Médio, está aberta à visitação do público no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), a partir desta quarta-feira (3), a exposição Infância Refugiada.

As imagens em cartaz são registros feitos pela fotógrafa cearense Karine Garcez durante viagem por esses países em 2014 e 2015, pela organização não governamental humanitária holandesa Al Wafaa Campaign. Além de suscitar questões acerca da diversidade, da tolerância inter-religiosa e dos direitos de crianças e adolescentes, Infância Refugiada demonstra que problemas globais são também locais, e vice-versa.

Imagem: "Infância Refugiada" traz registros feitos pela fotógrafa cearense Karine Garcez durante viagem por Turquia, Líbano e Síria em 2014 e 2015 (Foto: Obra de Karine Garcez fotografada por Viktor Braga/UFC)

Karine Garcez nasceu na cidade de Redenção, a 65 quilômetros da capital Fortaleza, é formada em Relações Internacionais e converteu-se ao islamismo aos 33 anos. Para ela, "as crianças, principais vítimas da miséria humana, nos dão sorrisos, vida, esperança no futuro. Nos mostram que por trás das marcas da guerra e das suas expressões de adulto forçadamente carregadas em seus rostos, há inocência, ainda são crianças".

Veja outras imagens da exposição no Flickr da UFC

Infância Refugiada estreou no Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará e já passou por várias instituições, como o Museu da Imigração em São Paulo. De volta ao Ceará, ficará em cartaz pela última vez, até dezembro, no MAUC. Todas as fotos da exposição estarão à venda para financiar um novo projeto de Garcez, envolvendo pesquisa em fotografia e cinema, e que tem como tema a infância dos refugiados ambientais no sertão do Nordeste brasileiro.

Imagem: Fotografia tátil na exposição

Em data ainda a confirmar, haverá evento on-line de abertura oficial da mostra. O MAUC está localizado na Avenida da Universidade, 2854, bairro Benfica. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é (85) 3366 7481. A entrada é gratuita.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.