CEPE empossa diretores do Campus de Itapajé e novos representantes da extensão

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará empossou, em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (3), novos diretores de unidade acadêmica e representantes extensionistas no órgão deliberativo. Os primeiros empossados, que assumiram a direção do Campus Jardins de Anita, em Itapajé, foram os professores Márcio Veras Corrêa e Alberto Sampaio Lima. Eles serão responsáveis pela gestão da nova unidade no Interior, que iniciou suas atividades, já presenciais, no dia 27 de setembro e abriga três cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da Informação.

Imagem: Vice-Reitor Glauco Lobo e Reitor Cândido Albuquerque posam com professores, diretores e servidores técnico-administrativos do Campus de Itapajé na inauguração da uniade acadêmica. (Foto: Viktor Braga/ UFC informa)

Empossados a seguir, também receberam as boas-vindas dos conselheiros os professores Gil Célio de Castro Cardoso e Liu Man Ying, respectivamente titular e suplente, que exercerão por um ano mandato de representantes das coordenações de projetos e cursos de extensão da Universidade. As eleições para a representação de extensão foram realizadas eletronicamente no dia 6 de outubro, conforme o Edital nº 12/2021 da Pró-Reitoria de Extensão.

À UFC Informa, o Prof. Márcio Veras disse sentir-se honrado por poder representar o Campus de Itapajé no CEPE. "A expectativa é a melhor possível, por estarmos participando de um Conselho por cuja formação temos o maior respeito e apreço. Poder participar de uma instância que delineia todo o futuro da Universidade, ao mesmo tempo em que nos envaidece, traz a responsabilidade de sempre pensarmos juntos o que podemos fazer para que a UFC siga cumprindo da melhor forma possível suas missões de ensino, pesquisa e extensão", disse o novo diretor, acrescentando que o campus está "a todo vapor", com 64 alunos devidamente matriculados e assistindo às aulas presencialmente. "Agora é um outro momento, uma fase de operacionalização das nossas atividades", sintetizou.

REMOÇÃO – Dentre as pautas seguintes, foi votada a proposta de remoção da professora Patrícia Leal Dantas, do Curso de Odontologia do Campus de Sobral, para o Departamento de Clínica Odontológica, na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, em Fortaleza. O relator do processo, Prof. Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho, votou a favor da remoção com preservação dos direitos de progressão funcional adquiridos pela solicitante, posição na qual foi seguido por unanimidade pelos conselheiros.

Imagem: Print de tela da reunião virtual do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão mostra a imagem do reitor Cândido Albuquerque em destaque e um mosaico lateral com a foto dos demais conselheiros participantes. (Foto: UFC Informa)

Sobre o tema, o Prof. Cândido Albuquerque defendeu que a UFC reveja seus normativos para que, em casos como esse, de remoção decorrente de novo concurso prestado para a mesma Instituição, o docente não seja prejudicado, sendo obrigado a regredir em sua ascensão funcional galgada com tanto custo e dedicação. "Não é possível que seja o professor o lobo de outro professor. As vantagens devem ser mantidas, principalmente quando se trata de uma remoção interna à mesma autarquia", finalizou o reitor, dizendo-se contente com o parecer favorável e acrescentando que pretende pautar o tema em breve no CEPE.