Casa de José de Alencar realiza exposição virtual de machados de pedra polida do Ceará

A Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, promoverá, a partir de segunda-feira (8), uma exposição virtual de sua reserva técnica "Machados em Pedra Polida do Ceará". Composta por 32 peças, a mostra será realizada por meio da postagem diária de imagens dos artefatos nas páginas do Facebook e Instagram da CJA.

Imagem: machado de pedra em cima de tronco de árvore cortado

Por dia, serão exibidas imagens de uma ou mais peças da coleção, com ângulos de detalhes específicos, medidas e informações sobre suas características. A Casa de José de Alencar possui um acervo de 47 machados polidos, em bom estado de conservação, sendo todos provenientes do Ceará. A exposição terá três fases, seguindo a classificação dos formatos dos artefatos: machados com orelhas, machados em formato trapezoidal e machados com sulco.

O machado em pedra polida mais antigo das Américas data de cerca de 10 mil anos atrás, tendo sido encontrado em Minas Gerais. Entretanto, por sua eficiência, o instrumento continuou sendo utilizado pelas populações indígenas até o período da colonização, conforme destaca o diretor da CJA, Fred Pontes.

Segundo ele, as peças da coleção foram adquiridas pelos pesquisadores do Instituto de Antropologia, que esteve em atividade de 1958 a 1969. Os artefatos foram utilizados em aula e em pesquisa e ajudam a esclarecer a ocupação do território nordestino, notadamente do cearense. "O encerramento das atividades do Instituto, em 1969, marcou o fim das pesquisas e aulas nessa instituição. As peças passaram um tempo encaixotadas e, somente em 1979, foram novamente expostas no Campus do Benfica. Em 1981, foram transferidas para o Alagadiço Novo [onde se localiza a CJA] e aqui se encontram até hoje", esclarece Pontes.

A exposição virtual tem a curadoria coletiva da museóloga Marcia Pereira de Oliveira (CJA/UFC), da arqueóloga Marcelia Marques, do arqueólogo Rhuan Carlos Lopes, dos bolsistas Jeferson de Castro Silva e Jacktânia Karolayne de Carvalho Costa (História/UFC) e do diretor da CJA, Frederico Pontes. A exposição tem o apoio da Secretaria de Cultura da UFC, através do programa Bolsa-Arte.

Para acompanhar a exposição, basta seguir o perfil da Casa de José de Alencar no Facebook e Instagram.

Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.