ENADE será aplicado no domingo (14) para 1.787 alunos da UFC; confira dicas para o dia da prova

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) será realizado, em todo o Brasil, no próximo domingo (14). Na Universidade Federal do Ceará, 1.787 alunos concluintes de 42 cursos de graduação, da Capital e do Interior, irão participar da prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Imagem: Sigla ENADE sobre fundo azul

O ENADE é um instrumento de avaliação de cursos e instituições brasileiras, que mede o desempenho dos alunos através de uma prova aplicada no fim da graduação. Um procedimento obrigatório antes da prova é o preenchimento do Questionário do Estudante, disponível no Sistema ENADE até as 23h59min do próximo sábado (13).

O objetivo do Questionário é levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes concluintes e do contexto dos processos formativos, fatores relevantes para a compreensão dos resultados do ENADE. Desse modo, as respostas subsidiam o INEP nos processos de avaliação de cursos de graduação de todo o País.

Com a opção “Salvar parcial”, o estudante pode responder parte das questões do Questionário do Estudante e continuar em outro momento. Entretanto, somente após o preenchimento completo é que o aluno terá cumprido essa etapa obrigatória e, assim, terá acesso às informações de seu local de prova.

O preenchimento do Questionário do Estudante e a realização da prova são dois requisitos obrigatórios para estar regular junto ao ENADE. No dia 15 de dezembro, o INEP irá divulgar o relatório de regularidade. A partir dessa data, os estudantes regulares já poderão requerer sua colação de grau. Já os irregulares terão que aguardar a regularização por ato do INEP, prevista apenas para setembro de 2022.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a prova do ENADE

DICAS PARA O DIA DA PROVA – A prova do ENADE terá início pontualmente às 13h30min e seguirá até as 17h30min (horários de Brasília). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Depois disso, não será permitido o acesso. Por isso, é preciso se programar para chegar com antecedência.

É obrigatório utilizar máscara de prevenção contra a covid-19 e ter em mãos o original de documento de identificação oficial com fotografia, válido e legível (veja a relação de documentos aceitos no Artigo 15 do Edital nº36/2021 do INEP).

Embora não seja obrigatório, recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser impresso no Sistema ENADE após o preenchimento do Questionário do Estudante.

Durante a prova, o estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente. Não será admitida, sob pena de exclusão do exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações.

Também são proibidos máquina calculadora (inclusive relógio), régua de cálculo, agenda eletrônica ou similares, telefone celular, smartphone, tablet, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notebook, palm top, pen drive, câmera fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

A estudante com atendimento para lactante autorizado deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido. O aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de realização do exame.

Mais informações podem ser obtidas no Manual do Aluno e no site do ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.