Oito docentes tomam posse nesta segunda (8); certificados de gratidão também são entregues

A Universidade Federal do Ceará empossou, na tarde desta segunda-feira (8), oito novos docentes em solenidade realizada na Reitoria. Na ocasião, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância do fator humano para a Instituição. "A Universidade tem boa estrutura física, bons laboratórios, equipamentos da melhor qualidade. Mas o que ela tem de melhor são as pessoas que fazem a sua comunidade. E somos nós servidores que impulsionamos a Universidade e somos responsáveis pelo sucesso da UFC", afirmou.

Integrantes da administração da UFC e empossados posam para foto em escada mostrando os termos de posse

Ele destacou o papel do professor universitário, que não se resume apenas a repassar conhecimento, mas a construir o saber em conjunto com os estudantes por meio do ensino, pesquisa e extensão. Cândido Albuquerque celebrou ainda importantes conquistas da UFC nesses tempos adversos da pandemia, como a implantação do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e o início das atividades de incubação do Parque Tecnológico.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, "a Universidade está muito feliz e abre os braços para recebê-los". O gestor apresentou um panorama das atribuições da PROGEP, que abrange desde a posse até a aposentadoria dos servidores da UFC.

Participantes da cerimônia acompanham posse dos novos servidores sentados em uma mesa

Um dos novos docentes é Gbekpo Aubains Hounsou Gbo, natural de Benin, na África, e residente no Brasil há dez anos. Graduado em Física, veio ao País cursar doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); posteriormente, atuou como bolsista na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), com estudos sobre interação oceano-atmosfera. "Minha expectativa é poder ajudar na formação dos estudantes e fazer pesquisas, principalmente no que diz respeito à variabilidade do clima e mudanças climáticas e o que tem a ver com a interação oceano-atmosfera nas regiões tropicais", comentou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

GRATIDÃO – Durante a cerimônia, as servidoras Waltenusia Maia Ferreira (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e Rafaela Gomes Bezerra (Farmácia-Escola da UFC) receberam certificados de agradecimento por 10 anos de trabalho na Instituição.

Servidoras em pé, lado a lado, seguram certificados de gratidão para foto

Participaram também do evento a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; o diretor do Campus da UFC em Itapajé, Márcio Veras Correa; e a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Danielle Macêdo Gaspar.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7395 (WhatsApp)