Estudantes da UFC recebem premiação máxima do Instituto Americano de Engenheiros Químicos

Pelo quarto ano consecutivo, o capítulo estudantil AIChE UFC conquistou o Prêmio Outstanding Student Chapter (capítulo estudantil excepcional), concedido pelo American Institute of Chemical Engineers – AIChE (Instituto Americano de Engenheiros Químicos). Uma das honrarias máximas da entidade, o título reconhece as equipes de estudantes de acordo com a sua relevância no desenvolvimento de atividades e impacto social e acadêmico.

Imagem: Estudantes do capítulo estudantil AIChE UFC reunidos em conferência virtual

Dentre os mais de 400 capítulos espalhados pelo mundo, são selecionados, anualmente, apenas cerca de 5% para ser indicados à premiação. Além do impacto, são critérios de avaliação dos capítulos a diversidade das ações promovidas e a realização de iniciativas ligadas ao departamento e à indústria local.

"Recebemos um e-mail do Instituto (AIChE) comunicando a premiação e ficamos muito alegres com a notícia. Realizamos uma reunião com todos os membros para informar o resultado e foi muito legal, pois todos estavam muito animados pelo reconhecimento do nosso trabalho e também em saber que estamos realizando atividades impactantes", comenta Gerson Ferreira, presidente do capítulo estudantil AIChE UFC.

O AIChE UFC iniciou as atividades em 2016 e, atualmente, conta com 27 estudantes de diferentes cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da UFC. Foi o primeiro grupo brasileiro a conquistar o título de capítulo excepcional (Outstanding), em 2018, e seguiu recebendo a premiação nos anos posteriores (2019, 2020 e 2021).

Ao longo de sua trajetória, sob a coordenação do Prof. Célio Cavalcante, do Departamento de Engenharia Química, o capítulo estudantil vem desenvolvendo atividades que abrangem os três pilares acadêmicos – ensino, pesquisa e extensão –, como colóquios, rodas de conversas e minicursos.

"Realizamos atividades como desafios estudantis, eventos acadêmicos, palestras com engenheiros e outros profissionais atuantes no mercado de trabalho, além de rodas de conversa sobre saúde mental, autocuidado, valorização da vida e empoderamento. Atualmente estamos trabalhando na organização da 2022 AIChE Brazil Student Regional Conference, conferência nacional dos capítulos estudantis do AIChE de todo o Brasil, que irá recepcionar estudantes de engenharia química de todos os cantos do País", detalha Gerson Ferreira.

A cerimônia de premiação ocorreu no último domingo (7), em Boston (EUA), na 2021 AIChE Annual Student Conference. Na ocasião, foram concedidos uma placa e um certificado de reconhecimento. Mais informações podem ser conferidas no site da AIChE.

Leia também: Estudantes do Centro de Tecnologia garantem duas premiações em empreendedorismo e liderança

Fonte: Gerson Ferreira, presidente do capítulo estudantil AIChE UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.