Filme "Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, ganha troféu Margarida de Prata, da CNBB

O filme Soldados da Borracha, do cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o troféu Margarida de Prata. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, pelo arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, e contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Imagem: Dom José Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, entregou o prêmio ao cineasta Wolney Oliveira (Foto: Divulgação)

Soldados da Borracha foi contemplado na categoria Cinema, como parte da 53º edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A honraria celebra os profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

O documentário retrata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que foram enviados, durante o período da Segunda Guerra Mundial, à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para trabalhar na extração de látex, material que se tornou estratégico para a vitória dos Aliados no conflito. A promessa de voltarem para casa como heróis e com aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriu, e o filme narra a batalha desses soldados, até hoje, pelo reconhecimento.

Filmado nos estados do Ceará, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, e também em Brasília, a obra traz comoventes entrevistas de "soldados" sobreviventes e de outros personagens envolvidos na saga.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque ladeado pelo Prof. Wolney Oliveira, que segura o prêmio

SAIBA MAIS – A CNBB instituiu, em 1967, o primeiro Prêmio de Comunicação Margarida de Prata para o Cinema, a partir de criação original do artista plástico e joalheiro Márcio Mattar. O nome Margarida de Prata refere-se tanto à beleza da flor, que possui inúmeros significados simbólicos, como faz alusão ao troféu da Palma de Ouro de Cannes.

Fonte: Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.