Procurar no portal

Ingressantes de 2019.2, 2020.1 e 2020.2 podem se inscrever no edital do AvanCE, programa estadual de bolsas

Estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Ceará oriundos da rede pública estadual de ensino podem se inscrever, de 22 de novembro até 1º de dezembro, no edital 2021 do AvanCE, programa estadual de bolsas para estudantes universitários em vulnerabilidade socioeconômica. Conforme o edital, para pleitear os benefícios, os estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), ter estudado em escolas da rede estadual e ter ingressado no ensino superior no segundo semestre de 2019 ou no primeiro e segundo semestres de 2020. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do programa.

Imagem: O Reitor Cândido Albuquerque, a vice-governadora Izolda Cela e o governador Camilo Santana (ao centro), comemoram lançamento do AvanCE junto ao secretariado estadual, especialistas em educação e estudantes. (Foto: Divulgação/SEDUC)

A nova edição do programa, criado em 2017, envolverá um investimento de quase R$ 20 milhões e destinará 3.400 bolsas no valor de R$ 468,50, com duração de 12 meses, para estudantes da rede pública estadual cuja situação socioeconômica comprometa a permanência na universidade. O atual edital foi lançado pelo governador Camilo Santana em solenidade realizada nessa quarta-feira (10) na sede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), no complexo administrativo do Cambeba.

A UFC fez-se representar na cerimônia por meio do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que esteve ladeado por outras autoridades como a vice-governadora Izolda Cela; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hidelbrando Soares; o cientista-chefe da Educação e diretor do Centro de Excelência em Pesquisas Educacionais da UFC (CENPE), Prof. Jorge Lira; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno; o diretor científico da FUNCAP e docente do Instituto de Ciências do Mar da UFC (LABOMAR), Luiz Drude, dentre outros agentes da educação local.

Pagas via FUNCAP, as bolsas já impactaram positivamente a realidade de três mil estudantes nos dois primeiros editais (2017 e 2019). "Nós somos um estado do Brasil pioneiro nessa política, que tem feito desde a infância, passando pelo ensino fundamental, ensino médio e universidade. O objetivo disso é nunca interromper o sonho dos alunos que desejam concluir o ensino superior, seja em uma faculdade do Ceará ou fora do estado", afirmou o governador Camilo Santana, acrescentando que a política de interiorização das universidades estaduais é importantíssima para ampliar as oportunidades de acesso. 

Na oportunidade, o governador anunciou ainda estar sendo gestado um novo projeto de valorização da carreira dos servidores públicos da Educação. "Quero dizer aos servidores aqui da casa o meu compromisso de ainda este ano encaminhar uma lei para a Assembleia Legislativa com melhorias tanto da carreira como salariais dos servidores", adiantou o dirigente do executivo estadual.

Eliana Estrela, secretária de Educação do Ceará, disse que os estudantes cearenses têm enorme potencial de chegar longe, especialmente com o suporte de suas escolas, da SEDUC  e do Governo do Estado. "A gente acredita que precisa olhar desde a infância e fazer com que vocês ingressem nas universidades, para ter uma vida mais justa e mais digna", defendeu a secretária.

Já o titular da SECITECE, Inácio Arruda, discursou aos estudantes enfatizando a excelência das instituições de ensino superior do Ceará, que possuem lugar de destaque regional e nacional. "O conhecimento está na educação e está especialmente nas nossas universidades. É lá que estão os laboratórios, é lá que se produz a vacina. A vacina no braço vem dos cientistas, vem das pesquisas, vem de vocês, que estarão juntos na universidade e que são o nosso futuro, a nossa riqueza, a produção da ciência e conhecimento", vislumbrou Inácio.

Imagem: Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC) e governador Camilo Santana assinam edital de lançamento do programa AvanCE 2021, no centro administrativo do Cambeba. (Foto: Divulgação/SEDUC)

UNIVERSIDADES NO RADAR – Uma das instituições mais visadas pelos estudantes, pela variedade de cursos e pela oferta de ações afirmativas a alunos de escola pública, a UFC foi representada no evento por seu reitor, Prof. Cândido Albuquerque. O gestor máximo ressaltou a importância de a Instituição estar atenta e acolher o máximo possível os estudantes ingressantes, que vêm de muitas origens diferentes. "No primeiro ano, é tudo novo, o aluno está chegando, portanto, o papel da universidade é o de acolher para que se sintam incluídos. E o AvanCE vem exatamente contribuir neste momento", destacou.

Universidade estadual mais presente nos municípios do Ceará, a UECE também manifestou apoio ao programa. O reitor, Prof. Hidelbrando Soares, afirmou que o melhor do AvanCE é a capacidade de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos universitários durante seus tempos iniciais no ensino superior. "[O primeiro ano] talvez seja o ano mais difícil que a gente tem na universidade; fixação de permanência, de garantia que aquele menino vai seguir em frente. Se a gente passar do primeiro ano, se vocês passarem do primeiro ano, eu tenho certeza que a universidade também entra pra dar o apoio", garantiu. 

REESCREVENDO HISTÓRIAS – A empolgação da comunidade escolar com o lançamento do novo edital é justificada: o programa realmente é capaz de transformar trajetórias. Natural de Canindé, Matheus Ferreira sempre foi aluno da rede pública e, ao passar para o Curso de Administração em Fortaleza, contou com o apoio da bolsa AvanCE, com a qual foi contemplado no edital de 2019. "Já estou na metade da minha graduação, estagiando na minha área e tenho uma proposta de efetivação na empresa. Quando vim para a Capital sem ter um apoio financeiro, o AvanCE supriu essa necessidade. Considero [o programa] como base pra hoje eu estar cursando a minha graduação", pontuou o jovem, incentivado por um professor de sua antiga escola a pleitear a bolsa.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300