Procurar no portal

Simpósio internacional de neurociências apresentará avanços nas pesquisas sobre ritmos biológicos

Os mais novos estudos sobre os ritmos biológicos e como alterações (por exemplo, no processo de sono e vigília) influenciam na saúde estão na pauta do II Simpósio Internacional CAPES Print de Neurociências, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro no formato on-line, pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas no site do simpósio.

Imagem: Ilustração do cérebro humano

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, o evento terá como tema central "Avanços em cronobiologia" e reunirá cientistas do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Podem participar pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação da saúde e áreas afins, como a da educação, nas quais o tema cronobiologia tem relevância. Cerca de 300 participantes são esperados.

O CAPES Print é um programa de internacionalização financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De acordo com o Comitê Organizador do simpósio, no âmbito da UFC a iniciativa tem contribuído para a inserção internacional e o desenvolvimento acadêmico em todas as dimensões de programas de doutorado baseados na FAMED. Com a realização desse simpósio, o propósito é construir e consolidar a agenda estratégica de internacionalização na área da neurociência translacional.

"O conceito de pesquisa translacional em neurociência ou qualquer outra área da saúde refere-se à pesquisa que visa aproximar, ou seja, incorporar o conhecimento produzido na bancada dos laboratórios de sua aplicação prática na atenção à saúde individual e coletiva, por meio de soluções inovadoras", explica o coordenador do simpósio, Prof. Pedro Felipe Carvalhedo de Bruin, do Departamento de Medicina Clínica e da coordenação do Laboratório de Sono e Ritmos Biológicos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da FAMED.

PROGRAMAÇÃO – A cerimônia de abertura do simpósio está marcada para o dia 7 de dezembro, às 9h, sob a presidência do Prof. Pedro de Bruin. Em seguida, às 9h30min, ocorrerá a palestra "Desafios temporais na sala de aula: apenas o horário escolar?", da Profª Carolina Virgínia Macedo de Azevedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Às 10h20min, o Prof. Fernando Mazzilli Louzada, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falará sobre "Sono, emoção e cognição". Às 11h10min, será a vez do Prof. Roberto Refinetti, da Universidade de Nova Orleans (Nova Orleans, EUA), expor o tema "Modelos animais para o estudo da ritmicidade circadiana".

Imagem: Homem cansado aparentando estar com sono

Após o intervalo, a programação continuará às 14h sob a presidência do Prof. Reinaldo Barreto Oriá, docente da UFC e integrante do Comitê Científico do simpósio, com palestra do Prof. Horacio de la Iglesia, da Universidade de Washington (Seattle, EUA), sobre "'Entrainment' de ritmos circadianos pelo medo". Às 14h50min, a Profª Veralice Meireles Sales de Bruin, docente da UFC e também integrante do Comitê Científico do evento, exporá o tema "Ritmicidade circadiana, exercício e transtornos do humor".

Às 16h, o Prof. John Fontenele Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFC), abordará o tema "Uma luz nas trevas: ritmicidade circadiana na pessoa cega", e às 16h50min, o Prof. Gene Block, da Universidade da Califórnia (Los Angeles, EUA), ministrará palestra sobre "O que os moluscos podem nos ensinar acerca de ritmos circadianos".

No dia 8 de dezembro, após abertura sob a presidência da Profª Veralice de Bruin, às 9h, a Profª Natalia Bezerra Mota, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tratará do tema "Mapeando emoções e cognição por relato de sonhos". Às 9h50min, a Profª Cristina Figueiredo Sampaio Façanha, do Centro Universitário Christus, falará sobre "Alterações da ritmicidade circadiana no diabetes mellitus".

Às 10h40min, o Prof. Malcolm von Schantz, da Universidade de Northumbria (Newcastle, Reino Unido) falará sobre "Cronotipo: bases biológicas e relação com a saúde física e mental", sendo seguido da solenidade de encerramento do simpósio.

Algumas das palestras serão proferidas em inglês, mas a maioria será ministrada em português. Os organizadores estão vendo a possibilidade de oferecer tradução simultânea.

RELÓGIO BIOLÓGICO – O Prof. Pedro de Bruin explica que os ritmos biológicos, decorrentes das adaptações evolucionárias a variações cíclicas do meio ambiente, permeiam todos os aspectos da fisiologia e do comportamento dos organismos vivos. Ao longo do tempo, especialmente na sociedade moderna, diversas e dramáticas alterações foram impostas aos ritmos biológicos humanos. Diante disso, as pesquisas na área da cronobiologia são essenciais e têm apresentado grande desenvolvimento.

Imagem: Prof. Pedro de Bruin, coordenador do evento

"A magnitude dos avanços obtidos pode ser apreciada mais adequadamente pela conquista do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 pelos professores Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, por suas descobertas sobre o funcionamento do sistema temporizador circadiano", exemplifica.

O Prof. Pedro de Bruin detalha que "a cronobiologia, que tem como objetivo o exame dos fenômenos biológicos de caráter periódico, vem crescendo vertiginosamente, tanto na área da pesquisa básica, relacionada aos mecanismos fundamentais dos relógios biológicos e sua interação com outros sistemas fisiológicos, quanto translacional, que busca transformar esse conhecimento em novas abordagens diagnósticas e terapêuticas".

Ele chama a atenção para o fato de que, "em ambos os aspectos, fica evidente a importância da interdisciplinaridade, com a incorporação de conceitos oriundos das mais diversas disciplinas, incluindo a neurociência, genética, biologia molecular, fisiologia e ecologia".

O simpósio organizado pelo PPGCM conta ainda com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, ambos da FAMED.
Outras informações podem ser conferidas no site do evento.

Fonte: Prof. Pedro Felipe Carvalhedo de Bruin, coordenador do simpósio – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300