Vencedores do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade são divulgados; premiação é novidade dos Encontros Universitários 2021

O inédito Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, novidade trazida pelos Encontros Universitários 2021, já tem seus vencedores definidos. Serão prestigiados como os primeiros ganhadores da história da competição 10 alunos e seus trabalhos, de diferentes áreas e cursos da Universidade Federal do Ceará.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas dos alunos e premiar os melhores trabalhos apresentados durante os Encontros, nas categorias de ensino, pesquisa, extensão, iniciação científica e inovação tecnológica, divididos entre três áreas do conhecimento: ciências exatas, da terra e engenharias; ciências da vida; e ciências humanas e sociais, letras e artes.

Ilustração dos Encontros Universitários 2021

Para a Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que está à frente da organização dos Encontros Universitários, o prêmio é uma relevante ferramenta de reconhecimento para alunos, professores e para a própria Instituição.

“A UFC oferece uma grande quantidade de bolsas, por isso é importante fazermos esse reconhecimento daqueles projetos e alunos que se destacaram”, diz. “Também funciona como um estímulo para os próximos prêmios, já que ter um trabalho premiado em uma instituição é muito importante”, aponta, reforçando a ideia de que o prêmio continue nas próximas edições.

Fator importante no Prêmio UFC, Ciência e Sociedade é a diversidade de trabalhos selecionados, considerando os vários cursos e áreas do conhecimento contempladas. “Foi uma seleção rigorosa. Tivemos uma comissão para cada área avaliada, e os avaliadores escolheram trabalhos de alto nível. Acreditamos que no próximo ano vão ser ainda mais trabalhos, esse foi só um pontapé inicial”, diz a Profª Geanne Matos.

Foram escolhidos como vencedores os seguintes candidatos:

CATEGORIA ENSINO

Regina Paula Soares Diego (Ciências Farmacêuticas)
Trabalho: As frutas tropicais e as bases físicas empregadas na técnica de ressonância nuclear magnética
Orientador: Prof. Gandhi Rádis Baptista (LABOMAR)

Morgana Timbó Lima (Pedagogia)
Trabalho: Estágio em Educação Infantil: a monitoria como espaço de reflexão sobre as possibilidades de atuação em meio à pandemia
Orientadora: Profª Geórgia Albuquerque de Toledo Pinto (Fundamentos da Educação)

Roberto Aaron Marques Braga (Engenharia Elétrica)
Trabalho: Estratégias de ensino de sistemas lineares no contexto da pandemia
Orientador: Prof. Bismark Claure Torrico (Engenharia Elétrica)

CATEGORIA PESQUISA

Dominick Maia Alexandre (Letras)
Trabalho: Nheentiquetador: um etiquetador morfossintático para o sintagma nominal do nheengatu
Orientador: Prof. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe (Letras Estrangeiras)

CATEGORIA EXTENSÃO

Aidee Araújo de Oliveira (Ciências Ambientais)
Trabalho: Trilhas ecobotânicas em tempos de isolamento social: transpassando os muros acadêmicos através da democratização do conhecimento virtual
Orientador: Prof. Marcelo Freire Moro (LABOMAR)

Neyara Rebeca Barroso Lima (Letras)
Trabalho: Exposição na ponta dos dedos: proposta de acessibilidade por meio de fotografia tátil, rastreamento de toque e audiodescrição
Orientador: Prof. Roberto César Cavalcante Vieira (Arquitetura e Urbanismo e Design)

CATEGORIA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Luísa Fernandes Vieira da Ponte (Arquitetura e Urbanismo)
Trabalho: A participação popular como caminho para uma regularização fundiária transformadora: o caso de Fortaleza
Orientadora: Profª Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas (Arquitetura e Urbanismo e Design)

Lucas Almeida de Freitas (Biotecnologia)
Trabalho: Conversão de lactose em tagatose usando misturas de cleas de β-galactosidase e L-arabinose isomerase
Orientadora: Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves (Engenharia Química)

Andreia Cíntia Eufrásio Soares (Enfermagem)
Trabalho: Desenvolvimento de tecnologia didático-científica para enfermeiros psiquiátricos na assistência a portadores de transtornos do espectro bipolar
Orientadora: Profª Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho (Enfermagem)

CATEGORIA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Luan dos Santos Mendes (Fisioterapia)
Trabalho: Modelagem de sistema sob a forma de app em plataforma móvel para atenção à saúde do policial militar do Ceará
Orientadora: Profª Raimunda Hermelinda Maia Macena (Fisioterapia)

Seguindo o disposto no edital do prêmio, os trabalhos foram analisados conforme os seguintes critérios: mérito, relevância e qualidade; originalidade e inovação; aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e dotados de resultados finais; produção (publicações, patentes, software etc.) derivada da pesquisa; perfil, currículo, atuação e atribuições do bolsista sob o ponto de vista do orientador.

Os autores dos trabalhos vencedores serão premiados, no dia 3 de dezembro, com uma Placa de Homenagem e um Certificado de Honra ao Mérito.

Os Encontros Universitários 2021, um dos principais eventos da Universidade, serão realizados de 1º a 3 de dezembro. Acesse o site do evento para mais informações.

Fonte: Comissão Organizadora dos EU 2021, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.