Aluno da UFC é um dos vencedores do Prêmio Agustín Ferrante em congresso internacional

O estudante Renan Melo Barros, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará, foi um dos vencedores do Prêmio Agustín Ferrante, realizado durante o XLII Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE).

O prêmio objetiva motivar jovens pesquisadores que contribuíram com um paper no minissimpósio Research Beginners, parte do CILAMCE, com o intuito de reconhecer os trabalhos e as realizações científicas de estudantes de graduação ou recém-egressos (caso de Renan, antes aluno do Curso de Engenharia Civil).

Renan Melo Barros e Prof. Evandro Parente Junior

Com o trabalho intitulado “Isogeometric analysis of functionally graded plates using different micromechanical models”, Renan obteve o segundo lugar na competição, entre três outros trabalhos selecionados para o pódio. O estudo foi desenvolvido com a orientação do Prof. Evandro Parente Junior, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC).

“Eu me sinto muito feliz, realizado”, diz o pesquisador premiado. “Sempre foi muito gratificante para mim conseguir contribuir com algo que ficará na UFC depois que eu sair, tanto o conhecimento acumulado quanto as inovações e ferramentas que ajudei a desenvolver e implementar para a nova leva de pesquisadores que vai vir”, diz Renan.

“Esse sentimento, inclusive, foi cultivado em mim desde que entrei no Laboratório de Mecânica Computacional e Visualização [ligado ao DEECC], tendo todo o suporte de professores e colegas, que foram determinantes para o sucesso do trabalho. Esse prêmio só coroou um esforço conjunto que já vem sendo feito desde antes de eu ingressar no meu projeto de pesquisa”, afirma.

O TRABALHO – O estudo premiado consiste em uma análise de placas formadas por materiais com gradação funcional (estrutura constituída de pelo menos duas camadas), já usados de forma diversa na indústria, como tema de diferentes estudos e com aplicação benéfica para a construção civil.

“Esse processo foi realizado com a análise isogeométrica, um método computacional recente, semelhante ao método dos elementos finitos, que apresentou alguns benefícios para esse caso”, detalha Renan.

Outro fator que o pesquisador considera como importante para a conquista do prêmio foi a implementação de uma teoria cinemática ainda não utilizada em nenhum software comercial.

“Ela [a teoria] já está descrita na literatura há um tempo, só não está implementada em nenhum software comercial e também não estava implementada ainda no software de análise desenvolvido pela própria UFC, mas ela é bastante utilizada hoje em dia em trabalhos acadêmicos célebres, de referência, então é muito valoroso o esforço para conseguir utilizá-la”, explica.

EVENTO – O CILAMCE é um evento promovido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), consistindo em um fórum internacional para o progresso científico relacionado ao uso de métodos numéricos em diversas áreas da engenharia.

Fonte: Renan Melo Barros, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.