Com programação virtual, I Seminário de Cultura e Arte da UFC debate ações culturais na Universidade

O I Seminário de Cultura e Arte da UFC, realizado pela Secretaria de Cultura (SECULT) da UFC, teve início na manhã desta quinta-feira (18) com programação virtual. Durante a mesa de abertura, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou que “esse seminário será um estímulo e fator de promoção de novos interesses, participações e projetos na nossa UFC”. Ele elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela SECULT: “É uma alegria verificar que a secretaria tem desempenhado um papel extremamente importante na Universidade, que tem que ser uma promotora da arte e cultura”.

Imagem: print da tela com imagem de um homem branco com terno preto e fones de ouvido

A diretora da SECULT, Maria Pinheiro Pessoa, enfatizou a importância da discussão sobre cultura e arte, já que são atividades essencialmente coletivas. “Cultura não se faz só e o seminário é uma forma de reafirmar isso. Esse é um espaço de encontro, diálogo e reflexão”, avaliou. De acordo com ela, o objetivo é promover outros seminários de forma ainda mais ampliada.

Imagem mostra diretora sentada, com fones de ouvido, e parede ao fundo com prateleira na parte superior, planta do lado esquerdo e frases quase totalmente cobertas pela imagem dela na tela

Para o diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Prof. Marco Túlio Costa, a temática do seminário é bastante apropriada. “A gente precisa conversar, ter o relato das experiências dos projetos culturais que temos na Universidade, que são diversos e de diferentes linguagens artísticas”, afirmou. Além disso, ele considerou fundamental discutir as perspectivas para a cultura e arte na UFC, por ser uma área em constante transformação. A mesa de abertura contou com a mediação da produtora cultural da SECULT Dayana Oliveira.

Imagem mostra Prof. Marco Túlio sentado em transmissão on-line

SOBRE O SEMINÁRIO – Com o tema "Diálogos, práticas e perspectivas", o evento segue até esta sexta-feira (19), com transmissão pelo canal da SECULT no YouTube.

Nesta primeira edição, o seminário promoverá discussões e apresentações de relatos de experiências de projetos participantes do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). Reunirá ainda grupos e projetos culturais, pesquisadores, servidores e estudantes das áreas da arte e da cultura que atuam na UFC para discutir temáticas e questões das diversas linguagens artísticas que fazem parte do programa.

Confira vídeo completo da mesa de abertura:

A participação é aberta e gratuita, e serão emitidos certificados de participação. Para ter direito à certificação, é necessário preencher a lista de presença, que será disponibilizada durante as atividades, e participar do chat na transmissão ao vivo. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site da SECULT ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

LEIA MAIS: SECULT UFC realiza, nos dias 18 e 19, I Seminário de Cultura e Arte com o tema "Diálogos, práticas e perspectivas"