Procurar no portal

Administração recebe presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região em visita institucional

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu nesta quinta-feira (18) a visita de uma comitiva da Justiça Federal, liderada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Edilson Nobre.

Imagem: Acompanhado de comitiva do TRF5, presidente Edilson Nobre recebe Relatório de Gestão 2021 da UFC das mãos do Reitor Cândido Albuquerque, que recepcionou o magistrado junto com vice-reitor, pró-reitor e procuradora geral. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Sediado em Recife, o TRF 5 é responsável pela segunda instância da Justiça Federal nos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Além do seu presidente, participaram da comitiva o desembargador federal Leonardo Carvalho e os juízes federais Leonardo Rezende e Alcides Saldanha, este último diretor do Foro no Estado.

Pela UFC, também participaram do encontro o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, e a procuradora-geral da UFC, Profª Janaina Castelo Branco.

No encontro, a Universidade teve oportunidade de apresentar projetos de inovação na parte administrativa, a exemplo da adoção do diploma digital, e no campo de pesquisa e desenvolvimento, como as experiências do Elmo, da Wolf Mask e de trabalhos na área de inteligência artificial.

O reitor citou o protagonismo da Universidade em projetos como o do hidrogênio verde, em parceria com instituições como Governo do Estado e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). "O diálogo entre as instituições é absolutamente fundamental para o desenvolvimento", disse. Também explicou como a UFC vem reforçando questões relacionadas a transparência e compliance, com os painéis estratégicos que agregam diversos indicadores administrativos e acadêmicos da UFC.

Por outro lado, os representantes do Poder Judiciário demonstraram interesse em não apenas renovar os convênios já existentes com a UFC, como também ampliar a relação no campo da tecnologia. "Todos os órgãos públicos precisam ter uma excelente relação com a Universidade, porque disso depende o desenvolvimento do nosso País, principalmente, na questão da tecnologia", disse o presidente do TRF, Edilson Nobre.

O próprio desembargador tem forte ligação com a academia: foi professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atualmente é da Federal de Pernambuco (UFPE). O magistrado lembra que as relações entre Judiciário e Universidade nascem com os programas de estágio e posteriormente se aprofundam com os núcleos de prática jurídica. "Agora essa parceria parece que vai se alastrando para questões de tecnologia. Essa questão será fundamental", aponta.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300